Política

Senadora Regina Sousa vai apoiar projeto de próteses no Piauí

Projeto Prótese Teresina Piauí Regina Sousa

Segunda - 22/06/2015 às 16:06



Foto: Assessorias Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa
A senadora Regina Sousa vai apoiar projetos de fabricação de próteses no Piauí. Ela recebeu, nessa segunda-feira, 22, os integrantes do Teresina Hachker Clube, que em parceria com a Associação Piauiense de Softwares Livres fabricam próteses para quem tem mãos e braços amputados. A entidade desenvolve projetos sem fins lucrativos e busca parceria para expandir os projetos.

A prótese de mão foi desenvolvida pelo estudante de Física e pelo administrador, Lucas e Felipe Marques. E foi feita para um morador da cidade de Esperantina, de 23 anos. E para finalizar o projeto falta uma impressora 3D e o revestimento para se adequar a quem vai utilizar a prótese de mão. Lucas Marques informou que para fazer a prótese o custo é de R$ 170 e o tempo de dois dias para a impressão. Felipe Marques explicou que a o objetivo do grupo é expandir o trabalho, ajudando mais pessoas. “O nosso maior retorno é ver a felicidade das pessoas.” Os dois mostraram imagens de uma impressora 3D em funcionamento.

O projeto de prótese de mão foi desenvolvido originalmente por um alemão e os piauienses fizeram a adaptação. Lucas Marques contou que a prótese é feita na medida para cada pessoa. E no caso de criança, ela vai se adequando de acordo com o crescimento. “Não precisa fazer outra prótese, só adequar.”

A senadora Regina Sousa viu o trabalho dos idealizadores em reportagem exibida em emissora de tv e se interessou pelo projeto. Ela elogiou a iniciativa e disse que vai apoiar o projeto que tem um custo baixo e vai ajudar muita gente que precisa de próteses. “ Vocês estão de parabéns pela inicitiva que vai ajudar muita gente que não pode pagar por uma prótese”. O valor de uma prótese, como a de mão, por exemplo, é em torno de R$ 80 mil.

Fonte: Ascom-Senadora Regina Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: