Senadora Regina Sousa propõe debate sobre suicídio

A Comissão de Direitos Humanos fará uma audiência para debater o tema na próxima segunda-feira


Regina Sousa

Regina Sousa Foto: Philipe Nagô

A presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Regina Sousa (PT-PI) decidiu encarar o debate sobre o aumento do número de casos de suicídio no Brasil, que já se tornou questão de saúde pública, e propôs uma audiência pública para descortinar o assunto. A audiência está marcada para a tarde da próxima segunda-feira (27). 

Segundo a senadora, o debate tem o objetivo de discutir as possíveis razões para o aumento do número de casos e que tipo de política pode ser adotada para enfrentar o problema. 

Enfrentar o problema têm uma relevância significativa para os piauienses, já que o Estado está entre os com maiores números de casos e Teresina já chegou a figurar no Mapa da Violência como o 1º lugar entre as capitais brasileiras no número de suicídios levando-se em conta o número de habitantes. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase um milhão de pessoas se suicidam por ano no planeta, número maior do que as vidas perdidas em guerras. 

Quando pediu a audiência, a senadora Regina Sousa disse que a depressão, primeiro degrau na escalada para o suicídio é uma questão séria, porque tem a ver com saúde pública também. Para ela, trata-se de uma questão de saúde pública ainda negligenciada. "A depressão ainda não é vista como doença", disse. 

De acordo com o estudo de pesquisadores da UFBA, as pessoas que mais cometeram suicídio entre os anos 2000 e 2012 foram as menos escolarizadas, os indígenas e homens maiores de 59 anos. 

Fonte: Assessoria Parlamentar

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: