Municípios

Senadora Regina Sousa propõe criação de Fórum de combate à violência em Uruçuí

Domingo - 11/06/2017 às 11:06



Foto: Assessoria Senadora Regina Sousa (PT-PI)
Senadora Regina Sousa (PT-PI)

Representantes de vários setores da sociedade e do governo se reuniram, na Câmara Municipal de Uruçuí, a 434 km de Teresina, para discutir alternativas para combater a violência. A audiência pública proposta pela vereadora Gleicy Maria (PT) foi motivada pelo crime ocorrido no dia 2 de maio passado em que uma jovem grávida sofreu estupro coletivo e o namorado degolado por três adolescentes. A senadora Regina Sousa, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, propôs a criação de um Fórum de Combate à Violência no município.

A senadora disse que o enfrentamento à violência precisa ser discutido por todos os setores da sociedade e do governo. “Tem que haver parcerias entre prefeitura, governo e famílias para resolver os problemas e apontar soluções.” A parlamentar comentou que é preciso discutir o enfrentamento às drogas, à violência contra a mulher e também reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. E um dos caminhos é a educação, pois a repressão não resolve. E exemplificou o caso do município de Queimada Nova em que todos os motociclistas usam capacetes graças à conscientização.

No caso dos menores envolvidos em crimes, a senadora disse que eles precisam ser ressocializados e para isso é necessária uma ação coletiva e as famílias têm papel importante nesse processo. “ Tudo passa pela educação. A criança precisa ser ensinada a não querer, não sentir vontade de experimentar.” E acrescentou que o  trabalho preventivo cria adultos melhores em todos os sentidos.

Na audiência pública participaram vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade. O secretário municipal da Juventude Alisson Guimarães enumerou as ações já realizadas e que serão implantadas no município com o objetivo de afastar os jovens da criminalidade que inclui o trabalho de prevenção e atividades esportivas, de lazer, arte e música.

O prefeito Wagner Coelho(PROS) informou que o poder municipal está fazendo o trabalho de prevenção à violência e um das ações é monitoramento da cidade através de câmeras.No município com mais de 20 mil habitantes serão implantadas duas comunidades terapêuticas que vão ofertar 50 vagas para dependentes químicos do sexo masculino.

Visita

A senadora Regina Sousa fez uma visita de solidariedade às famílias de Flaviano da Silva Marinho, o jovem de 19 anos que foi degolado e o corpo jogado no rio Parnaíba no início de maio deste ano. Ela conversou com a namorada de Flaviano, a adolescente grávida que sofreu  estupro coletivo. A presidente da Comissão de Direitos Humanos foi a Benedito Leite (MA) conversar com os familiares dos três adolescentes acusados do crime em Uruçuí. “ É preciso conhecer a história de cada um para tentar evitar que outros casos aconteçam, ” explicou Regina Sousa.

Posse do Diretório do PT

Após a audiência pública, a senadora Regina Sousa participou da solenidade de posse do novo Diretório Municipal do PT de Uruçuí que será presidido pelo vice-prefeito, José Humberto até 2019. Ele substitui a vereadora Gleicy Maria. Durante a solenidade o Partido dos Trabalhadores ganhou novos filiados, dentre eles o radialista Abdoral Martins.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: