Política

Senadora Regina Sousa diz que Reforma da Previdência vai aumentar êxodo rural

Para a senadora Regina Sousa é preciso mobilização para barrar o texto em tramitação na Câmara dos Deputados

Segunda - 06/03/2017 às 19:03



Foto: Ascom Palestras nos municípios
Palestras nos municípios

“Vai ter êxodo rural e vai afetar a agricultura familiar que é quem bota a comida na mesa,” destacou a senadora Regina Sousa (PT-PI) que no final de semana percorreu cinco municípios da região sudeste do Piauí para falar sobre os principais pontos da reforma da previdência. Ela conversou com moradores de Nazaré do Piauí, Floriano, São Francisco do Piauí, São José do Peixe e São Miguel do Fidalgo.
 

Para a senadora Regina Sousa é preciso mobilização para barrar o texto em tramitação na Câmara dos Deputados e que deve ser votado no Senado ainda neste semestre. “Vai ficar cada dia mais difícil se aposentar. É isso que o governo quer: diminuir as aposentadorias.” E acrescentou que todo tipo de pressão vale a pena. “Não vale é ficar parado.”

Regina Sousa disse que os trabalhadores rurais serão os mais atingidos com as mudanças apresentadas na Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, pois além do aumento da idade para a aposentadoria que passará para 65 anos, homens e mulheres, eles terão que contribuir para a Previdência Social. O valor ainda será definido em lei.
 

A parlamentar citou que os trabalhadores rurais não tem condições de pagar um valor à Previdência e se a PEC for aprovada, haverá aumento do êxodo rural, pois os jovens irão para as cidades em busca de trabalho para poder pagar a Previdência. Regina Sousa comentou ainda que a PEC também irá esvaziar os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que ficarão sem filiados e sem contribuição. 

“Não temos saúde suficiente para chegar aos 65 anos e assim se aposentar,” comentou a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Enedina Pereira, durante audiência pública sobre o assunto, na Câmara dos Vereadores, com a presença de parlamentares e trabalhadores do campo. “O trabalhador rural só vai ao médico quando se aposenta.”
 

O prefeito de Nazaré do Piauí, Nonato de Abílio informou que 70% dos moradores do município são trabalhadores rurais e a reforma vai prejudicar quem vive no campo. “Vamos brigar pelos nossos direitos. Queremos reforma em prol dos povo trabalhador.” O vice-prefeito de Floriano, Antonio Reis  também se manifestou contra a proposta do governo federal. “A previdência não tem déficit. A classe trabalhadora não pode ser sacrificada e sim valorizada.”
 

Fonte: Ascom da senadora Regina Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: