Política Nacional

Senadora reclama que Brasil não cumpre tratados

Regina Sousa lamenta retrocessos do Brasil na área de direitos humanos

Sexta - 02/03/2018 às 15:03



Foto: Senado Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa

A senadora Regina Sousa (PT-PI) lamentou ontem (1/3), em plenário, os retrocessos que o Brasil está acumulando na área de direitos humanos. “O Brasil assina todos os tratados, todas as convenções, mas não cumpre. É preciso tomar uma providência sobre isso”, disse. Ela participou de evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que apresentou a Revisão Periódica Universal - avaliação do cumprimento das 240 recomendações sobre direitos humanos em 193 países.

“Infelizmente, o Brasil apresentou uma fotografia muito ruim”, disse a senadora. Os dados da ONU mostram que o país retrocedeu muito no quesito cumprimento de direitos humanos, especialmente quanto à situação do sistema carcerário e dos índices de homicídio de mulheres, jovens negros e população LGBT.

Questões essenciais como demarcação de terras indígenas, trabalho infantil e trabalho escravo foram “deixadas de lado”, disse a senadora. “Para terem uma ideia, no ano passado, até setembro, 277 pessoas LGBTs foram mortas neste País. Esse é um número alarmante com que o mundo inteiro se escandaliza. Quando focamos na questão do trabalho infantil e do trabalho escravo, constatamos o tamanho do retrocesso”, disse.

Regina lamentou os “passos dados para trás” pelo Brasil e sublinhou que o país está perdendo conquistas de direitos verificadas nos governos Lula e Dilma. “A gente pensa que está dando passos para frente, faz todo um esforço, todo um trabalho, mas, quando a gente vai avaliar, há alguém que puxa para trás, há um sistema que puxa para trás”, observou.

Fonte: Assessoria parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: