Política

Senadora quer tecnologia da Embrapa no Piauí

A senadora Regina Sousa visitou a Embrapa Hortaliças de Brasília para conhecer as técnicas e progra

Sexta - 18/09/2015 às 15:09



Foto: Assessoria Senadora Regina Sousa visitou a Embrapa
Senadora Regina Sousa visitou a Embrapa
 A senadora Regina Sousa visitou a Embrapa Hortaliças de Brasília para conhecer as técnicas e programas que a unidade estuda e dissemina para os agricultores do Brasil. Segundo Regina Sousa, a ideia é levar o conhecimento da Embrapa para o Piauí, de forma a disseminar conhecimento e estrutura técnica principalmente para os adeptos da agricultura familiar.

"Cada vez mais, acredito que a segurança alimentar do brasileiro vai ser garantida pelo pequeno agricultor, pelas hortas e plantações da agricultura familiar", destacou a senadora na reunião com a agrônoma Flávia Clemente e Warley Nascimento, chefe da área de Tecnologia da empresa.

A Embrapa Hortaliças tem desenvolvido alguns programas no Piauí. Vários cursos já foram ministrados dentro do projeto Terra de Gigantes, que teve origem através de uma emenda parlamentar do deputado Nazareno Fonteles (PT/PI), em parceria com a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Meio-Norte. A ideia inicial do projeto era a capacitação de multiplicadores para ampliar o cultivo de hortaliças no Estado do Piauí. Para Regina Sousa, a primeira etapa do projeto foi fundamental e agora ela quer expandir os trabalhos da Embrapa por outras regiões do Estado.

A senadora conheceu a horta experimental da Embrapa em Brasília onde são desenvolvidas e aperfeiçoadas técnicas de manejo de solo, nutrição das plantas, manejo de pragas, novas sementes e novas espécies de cultivares que depois são propagados entre os agricultores através de cursos e palestras para transferência tecnológica. Abóbora brasileirinha, beringela, cenoura, melancia e morango foram alguns dos exemplares apresentados à senadora na horta da Embrapa.

Fonte: Assessoria parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: