Política

Senadora propõe ensino de direitos humanos

A senadora Regina Sousa se reuniu, nesta segunda-feira,21, com representantes de órgãos municipais,

Segunda - 21/09/2015 às 21:09



Foto: Assessorias Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa
 A senadora Regina Sousa se reuniu, nesta segunda-feira,21, com representantes de órgãos municipais, estaduais e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Eles discutiram a realização a 10ª Mostra de Cinema, a implantação de um Centro de Referência em novo formato, Caravana e o Plano Nacional. A parlamentar informou que está elaborando um projeto de lei que determina a inclusão da disciplina Direitos Humanos na grade curricular dos cursos de ensino superior como uma forma de humanizar mais os profissionais.

Regina Sousa informou que está estudando, junto com a assessoria, e dialogando com outros parlamentares a elaboração desse projeto de lei .E explicou que há denúncias de gestantes que são hostilizadas, na hora do parto, por profissionais de saúde que ficam debochando das mulheres que chegam à maternidade sentindo dores. “ É uma forma de humanizar os serviços, principalmente na área da saúde em que mulheres na hora do parto sofrem agressões por parte de alguns profissionais.”

A senadora comentou que também está estudando como viabilizar a sugestão de uma estudante de Direito para que os cursos de formação para soldados não sejam ministrados somente por militares. E que vai sugerir a introdução nesses cursos da disciplina Direitos Humanos e que a mesma seja ministrada por outros profissionais que não sejam militares. Ela destacou que Direitos Humanos é essencial em todos os locais como forma de humanizar e melhorar a relação entre as pessoas.

Na reunião com os representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Nonato Lima e Christiana Galvão Ferreira de Freitas, no escritório parlamentar da senadora Regina Sousa, em Teresina, foi decidido que a 10ª Mostra de Cinema com o tema Criança e Adolescente será realizada nas 27 capitais brasileiras na segunda quinzena de novembro. Sobre o Centro de Referência, Nonato Lima explicou que o Piauí poderá ter o primeiro centro em novo formato para acolher e receber pessoas que sofrem violação dos Direitos Humanos. A previsão de inauguração é no final deste ano.

A Caravana de Direitos Humanos irá começar no Piauí pela cidade de Campo Maior, no dia 8 de outubro, e irá percorrer outros municípios do Estado sendo coordenada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Os participantes da reunião discutiram ainda a adesão das prefeituras ao Plano Nacional e a proposta do governo federal é levar o mesmo para ser discutido nas escolas.

\"\"Senadora Regina Sousa (PT-PI) (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT)

Fonte: Assessoria parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: