Brasil

Senador propõe a criação de reservatórios para abastecerem hidrelétric

hidreletricas seca reservatorios projeto sen ador

Terça - 18/08/2015 às 18:08



Foto: simoesnanet Lagoa seca: drama de Simões é maior
Lagoa seca: drama de Simões é maior
O senador Hélio José (PSD-DF) pediu apoio para a aprovação do projeto de lei que apresentou que cria as unidades de acumulação de recursos hídricos, uma série de reservatórios que contribuirão com as barragens das usinas hidrelétricas de modo a regularizar o nível das águas.

Hélio José ressaltou que o Brasil atravessa uma crise hídrica, com reflexos negativos na geração de eletricidade. Ele frisou que as unidades de acumulação de água representarão energia guardada para uso futuro, além de terem aproveitamento turístico e valorizarem as terras vizinhas. Para o senador, a questão energética exige “debate sem paixões”. Ele também propõe uma revisão da política de construção de usinas a fio d’água, que são mais vulneráveis à irregularidade no regime de chuvas.

- Aquiesceu-se à construção de usinas hidrelétricas a fio d\'água, que, ao não funcionarem regularmente o ano todo, obrigam-nos a acionar usinas términas a petróleo, cujo quilowatt é caríssimo. Verifica-se, assim, que não se tem nenhuma vantagem adicional. Pelo contrário: traz-se muito mais danos que as hidrelétricas com lagos de acumulação - disse o parlamentar.

Fonte: senado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: