Senador petista Jorge Viana vai assumir a presidência do Senado

O ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, determinou o afastamento imediato do senador Renan Calheiros do cargo


Senador Jorge Viana (PT-AC)

Senador Jorge Viana (PT-AC) Foto: a tribuna

O senador Jorge Viana (PT-AC) vai assumir a Presidência do Senado Federal, caso seja aprovada pelo plenário a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, para o afastamento imediato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) do cargo. 

Movida por uma representação da Rede Sustentabilidade, a decisão foi formalizada por meio de liminar, com caráter provisório, e depende da análise do plenário da Corte para ser referendada. O magistrado aceitou a tese, já majoritária no Supremo, de que réus não podem exercer cargos na linha sucessória da Presidência da República (Presidências da Câmara, do Senado e do próprio Supremo).

“Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão”, registou Marco Aurélio em seu despacho.

A decisão surpreendeu pela rapidez com que foi anunciada. A Rede Sustentabilidade havia protocolado hoje (segunda, 5) o pedido de afastamento ao STF . De acordo com a legenda, ao se tornar réu por peculato em decisão proferida pela Corte na última quinta-feira (1º), o peemedebista ficou inabilitado de exercer cargo da linha sucessória da Presidência da República. O pedido foi imediatamente enviado ao ministro Marco Aurélio, que não tinha prazo definido para se manifestar.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: