Política

Senador defende debate sobre transposição do Rio Tocantins

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal debate nesta quarta-feira, 6, a partir das 9 horas, a possibilidade de transposição de

Quarta - 06/12/2017 às 12:12



Foto: Ascom Senador Elmano Ferrer
Senador Elmano Ferrer

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal debate nesta quarta-feira, 6, a partir das 9 horas, a possibilidade de transposição de águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. O requerimento para a audiência pública é do senador Elmano Férrer (PMDB–PI), que defende a retomada do planejamento estratégico de longo prazo, especialmente quando se trata de segurança hídrica.

Para o senador Elmano Férrer, é urgente e necessária a discussão da segurança hídrica no país. A audiência será para debater sobre as reais perspectivas técnicas, econômicas e ambientais da transposição do de águas do Rio Tocantins para o São Francisco. “O Rio São Francisco está agonizando e a situação de falta d’água no Nordeste se agrava a cada ano. São gastos recursos exorbitantes com carros-pipa”, afirma. 

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e concentra 20% da água doce do mundo. Esse debate terá a participação de técnicos de técnicos especializados de órgãos como Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional de Águas (ANA), IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, Codevasf, além de consultores e parlamentares.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: