Geral

Senado debate financiamento de campanha

O Senado vai realizar uma sessão temática, na próxima terça-feira (24/3), para debater todas as pro

Quinta - 19/03/2015 às 20:03



Foto: Assessorias Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa
O Senado vai realizar uma sessão temática, na próxima terça-feira (24/3), para debater todas as propostas em tramitação na Casa tratando das regras de que tratem das regras para o financiamento das campanhas eleitorais.

A senadora Regina Sousa (PT-PI) defende o financiamento público como uma das maneiras de resolver um dos principais problemas do uso de verbas privadas em campanhas: a corrupção.

“Defendo o financiamento público, pois acredito que essa bandeira pode ser o elo para nos reaproximar de segmentos da sociedade que são muito importantes para nós e que também defendem a mesma causa”, disse a senadora do Piauí.

Reunido em caráter de Comissão Geral — o equivalente a uma sessão conjunta de todas as comissões temáticas do Senado — o plenário do Senado poderá analisar em profundidade as diversas formas preconizadas nas matérias legislativas atualmente em análise, como o financiamento exclusivamente público, o modelo misto, que aceita doações apenas de pessoas jurídicas, com limite máximo de valores, entre outros.

A sessão temática, definida em uma reunião do Colégio Líderes, na tarde desta quarta-feira (18/3), também deve definir um calendário para a apreciação dessas matérias.

Regina Sousa destacou que é preciso dar uma resposta para a sociedade em relação ao financiamento das campanhas políticas. “Não venham dizer que a população não quer dinheiro público financiando campanha, porque o povo já sabe que o dinheiro que financia as campanhas hoje é público, é fruto da sonegação fiscal ou do superfaturamento nas obras públicas. Então, já é dinheiro público que financia as campanhas. Vamos ter coragem de defender o financiamento público aqui neste Congresso”. 

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: