Economia

Seminário sobre aquicultura reúne produtores em Teresina

Pelo menos 80% do público do debate é ligado à piscicultura no Piauí

Quinta - 21/09/2017 às 17:09



Foto: Jorge Bastos/PK Abertura do Seminário Piauiense de Aquicultura, no auditório do Sebrae-PI em Teresina
Abertura do Seminário Piauiense de Aquicultura, no auditório do Sebrae-PI em Teresina

O Sebrae-PI, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí - Sescoop/PI iniciou nesta quinta-feira (21), em Teresina, o Seminário Piauiense de Aquicultura, que prossegue até sextaf-eira (22), com o objetivo qualificar produtores de peixe e camarão, contribuindo para a profissionalização do ramo.

Pelo menos 80% do público está envolvido com piscicultura do Estado, em especial do extremo sul, onde já estão implementando uma forte área produtiva em barragens. Os seminários vão capacitar esses produtores.

O Piauí é terceiro colocado na produção de camarões em cativeiro, segundo última pesquisa da produção agrícola do IBGE -2105.  O Piauí deteve 1,6% da produção nacional.

O tambaqui foi a maior espécie de peixe produzida - 5.727 toneladas, seguido da tilápia com 1.536 toneladas, sendo o terceiro maior produtor de peixes da Região Nordeste, atrás da Bahia e Ceará. De olho nesse potencial cooperativas da região sul do Estado estão buscando melhorar seus conhecimentos através da participação no Seminário.  A exemplo da Pescoo, com apoio do Sescoop/PI que participará dos minicursos e palestras e tem também um estande de exposição no local. 

Cerca de 350 pessoas foram inscritas para participarem dos minicursos e palestras. Na programação estão disponíveis palestras com diversos especialistas sobre o cultivo do camarão e de peixes, enfatizando a inovação tecnológica como forma de incrementar a produtividade e competitividade, além de promover um intercâmbio de conhecimentos e socialização entre os produtores.

Fonte: Assessorias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: