Educação

Semec: Fórmula da Vitória volta para reforçar ensino de matemática e português

Programa auxilia na superação dos desafios de alunos com baixo rendimento nas disciplinas
Fonte: PMT | Editor: Redação 20/03/2018 14:15
Foto FotoFoto: Ascom

Cerca de 1400 alunos de 18 escolas municipais de Teresina ganharão uma força a mais nas aulas de língua portuguesa e matemática. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) retomou hoje (20) as atividades do Programa Fórmula da Vitória, que auxilia na superação dos desafios de alunos com baixo rendimento nas duas disciplinas.


O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, reuniu professores e coordenadores pedagógicos no Centro de Formação Odilon Nunes para a formação inicial do Programa, e aproveitou para falar da importância dessa ação na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. Este é o terceiro ano do Fórmula da Vitória em Teresina, uma parceria com o Instituo Ayton Senna.


“Trabalharemos com crianças diagnosticadas no nível básico ou abaixo do básico, ou seja, que não adquiriram todas as habilidades necessárias para seu ano escolar. O objetivo é oferecer condições para que possam alcançar níveis avançados de aprendizagem. Para isso os professores utilizarão metodologia diferenciada e devem motivar seus alunos”, explica Montezuma.


A motivação destacada pelo secretário será um dos pilares do Programa. A ideia é mostrar aos alunos que eles são capazes de aprender, facilitando o conteúdo com material prático, atividades em grupo e atenção individualizada para cada estudante. Para isso, os professores passarão por capacitações e receberão orientações sobre as estratégias que devem ser utilizadas em sala de aula.


Uma das novidades para 2018 é o horário das aulas. Diferente dos anos anteriores, o Fórmula da Vitória foi replanejado para ser executado no turno o qual o aluno estuda, com pelo menos cinco horas semanais. Criada para solucionar problemas, a ação chega com metas e sistemática definidas, além de contar com monitoramento e avaliação de uma equipe da Semec.


“Esses alunos precisam de apoio, e os professores saberão como fazer isso. Não basta querer alcançar um objetivo, precisamos trabalhar duro. A cada ano geramos novas expectativas, o próprio Instituto Ayrton Senna aposta na educação do município, retribuímos isso com resultados, fazendo a diferença na vida desses alunos”, conclui o secretário.

Comentários