Educação

Semec: Diretores, pedagogos e técnicos compartilham resultados

O novo encontro aconteceu ontem (20).

Quinta - 21/09/2017 às 11:09



Foto: SEMEC Compartilhamento de Resultados
Compartilhamento de Resultados

Desde o inicio do ano os diretores e pedagogos das Unidades de Ensino Municipal participam de reuniões gerenciais articuladas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), visando um compartilhamento de resultados, tantos os positivos socializando o que esta dando certo com os colegas, quanto os negativos, para serem realizadas as intervenções que auxiliam na melhoria do ensino.

Nesta quarta-feira (20) aconteceu, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, mais um encontro de diretores e pedagogos com foco nas turmas de 5º e 9º ano, onde esta sendo apontados as principais dificuldades e avanços em Língua Portuguesa, Matemática e nos programas Fórmula da Vitória, Novo Mais Educação e Reforço. Desta vez o encontro esta sendo de forma individualizada, realizada por técnicos da Semec que participaram de treinamento, para analisarem junto com o diretor e o pedagogo os resultados, discutindo quais as intervenções que podem ser feitas.

Segundo Irene Lustosa, secretaria executiva de ensino da Semec, as socializações que acontecem com frequencia no Centro de Formação Professor Odilon Nunes motivam os gestores para irem cada vez mais longe. “Compartilhamos propostas efetivas e estratégias para execução imediata, o que reflete já nos resultados seguintes. O interessante é saber que as escolas crescem juntas, alinhando sempre o trabalho com as metas a serem alcançadas”, explica.

As atividades fazem parte de uma serie de intervenções realizadas pelos técnicos da secretaria, visando à troca de experiência e o monitoramento das ações em cada escola, tendo em vista à superação das dificuldades dos alunos imediatamente. Ao analisarem os resultados do que já foram realizados os gestores e técnicos da Semec discutem juntos os próximos passos.

“O foco desses encontros é a evolução na aprendizagem dos alunos, por isso os diretores apresentam resultados e discutimos intervenções”, explica Irene. Segundo ela, as reuniões auxiliam no avanço geral da Rede. “Os resultados demonstram evolução no desempenho das habilidades dos estudantes. Mostra que estamos no caminho certo. E com os dados em mãos, os gestores e professores já têm um perfil do aluno que está em sala de aula, onde foram seus avanços e quais habilidades devem ser melhor trabalhadas”, explica.

O professor Moacir Escorcio de Brito, diretor da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, localizada na Cerâmica Cil, conta que as reuniões são importantes, por proporcionar uma analise dos resultados. “Os técnicos da Semec nos ajuda a fazer uma analise mais detalhada dos resultados da escola, auxiliando nas intervenções necessárias que devem ser feitas para que os alunos consigam seus objetivos, que é evoluir de forma satisfatória com os resultados e a escola também como um todo, que é atingir as metas de nota 6 no 9º ano e de nota 7 no 5º ano com o resultado da Prova Brasil que acontecerá até o final deste ano”, diz.

A prova Brasil é realizada com alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e acontecerá entre 23 de outubro a 03 de novembro prazo que foi definido pelo Ministério da Educação através no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o objetivo de aferir a real situação do sistema educacional brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores. Cada escola vai receber o agendamento do responsável pela aplicação e vai se agendar dentro desse período para aplicar a prova.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: