Educação

Semec capacita 570 auxiliares de apoio à inclusão

Objetivo é qualificar o atendimento aos estudantes da rede municipal

Terça - 08/05/2018 às 13:05



Foto: Reprodução Foto
Foto

Em busca de qualificar o atendimento aos estudantes da Rede Municipal de Ensino que possuem algum tipo de deficiência, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu duas semanas de capacitação para auxiliares de apoio à inclusão. São 570 graduandos dos cursos de enfermagem, técnico em enfermagem e psicologia que acompanham alunos com mais dificuldades de locomoção, alimentação e higiene.

A Divisão de Educação Inclusiva da Semec conduziu os trabalhos, explicando o papel do auxiliar, que é ajudar em todas as tarefas nas quais os alunos com deficiência necessitem. Porém, de acordo com a coordenadora Teresa Fortes, o objetivo é apoiar os alunos em suas habilidades para que também se tornem cada vez mais independentes.

“Temos auxiliares de inclusão em todas as escolas e os capacitamos para lidarem com as situações mais adversas, mas também sabemos que o processo de inclusão deve buscar a independência do aluno, o desenvolvimento de suas capacidades físicas e motoras com responsabilidade. Esses profissionais são preparados para isso, apoiar no que for preciso e fazer com que os alunos se sintam iguais aos demais”, explica Teresa.

O encontro reuniu auxiliares que já atuam há algum tempo na Rede Municipal e também os novatos, chamados este ano para compor a equipe. O grupo trocou experiências, conheceu detalhes sobre os diversos tipos de deficiências, expôs situações reais do cotidiano escolar e saiu motivado para contribuir com uma boa qualidade da vida acadêmica dos alunos.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: