Cultura

Semana Estadual do Hip Hop dará visibilidade ao movimento

O governador Wellington Dias sancionou lei que oficializa o Dia Estadual do Hip Hop e uma semana dedicada às atividades culturais do movimento
Fonte: Governo do Estado | Editor: Redação 07/04/2017 14:55
Eduardo Alemão (centro) e equipe do governo do estado com estudantes durante cerimônia de entrega dos certificados de oficina de grafite Eduardo Alemão (centro) e equipe do governo do estado com estudantes durante cerimônia de entrega dos certificados de oficina de grafiteFoto: Lívia Medeiros

A partir deste ano o Piauí terá uma Semana Estadual do Hip Hop que será realizada na semana do dia 12 de novembro, Dia Estadual do Hip Hop. A medida foi estabelecida na forma de lei pelo governador Wellington Dias no último dia 3.

O evento agora faz parte do calendário oficial do Estado e, além de contar com a iniciativa dos integrantes do movimento na realização de atividades culturais, também passa a ter “a participação de instituições públicas, entidades da sociedade civil, apoio das agências de financiamento, empresas e outros”.

“Essa foi uma articulação feita entre os movimentos de Hip Hop, a Coordenadoria da Juventude e a Superintendência de Relações Sociais da Secretaria de Governo. O importante e o que muda é que o Estado passa a reconhecer oficialmente o Hip Hop como manifestação cultural ao incluí-lo no calendário oficial de eventos”, avaliou o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

A sugestão da data foi feita pelo movimento Hip Hop no estado e ela não é aleatória: 12 de novembro é o dia em que o DJ Afrika Bambaataa fundou a ONG Zulu Nation, entidade que realiza trabalhos de conscientização com a comunidade negra dos EUA utilizando os valores do Hip Hop. Afrika Bambaataa é uma liderança dentro do movimento, sendo considerado o “pai do Hip Hop”.

O coordenador estadual da Nação Hip Hop Brasil no estado, o grafiteiro Alemão, disse que a instituição da data e da semana dará mais visibilidade às ações do movimento. “Para nós foi uma grande conquista: o governador do estado se sensibilizar com a importância da cultura Hip Hop e estabelecer esse dia e essa semana. Teremos a oportunidade de quebrar vários preconceitos, mostrar que a cultura Hip Hop resgata jovens, que busca a transformação da juventude por meio da cultura e da arte: o grafite, o breakdance, os DJs e os MCs", disse.

Comentários