Semana do Sono de 2019 será realizada de 13 a 16 de março no Piauí

. O evento é uma campanha anual nacional de conscientização sobre a importância da qualidade do sono para a saúde humana, e no Brasil acontece de 11 a 17 março


Semana do Sono

Semana do Sono Foto: Sociedade Brasileira de Coaching

O sono reparador ao longo da vida é um dos fatores essenciais para o envelhecimento saudável, pensando nisso, a Semana do Sono de 2019 acontecerá nos dias 13 até 16 de março no Piauí e terá como tema  "Dormir bem é envelhecer com saúde". O evento é uma campanha anual nacional de conscientização sobre a importância da qualidade do sono para a saúde humana, e no Brasil acontece de 11 a 17 março. No Piauí será promovida com a participação dos alunos da Liga do Sono da UESPI. As ações acontecerão em Teresina, Parnaíba e Picos.

A Semana do Sono tem como objetivo despertar para os cuidados  e contribuir para a melhor qualidade do sono dos brasileiros, visto que o evento acontece em vários estados do país. Os principais temas abordados pelos especialistas durante a Campanha serão: Envelhecimento e Sono; Apneia Obstrutiva do Sono; Privação de Sono; Insônia; Sono na Infância.

A Liga do Sono da UESPI proporciona o conhecimento específico do Sono para os alunos de graduação da área da saúde, além de realizar ações sociais junto à população, dando orientações de como dormir melhor. Durante a Semana, os especialistas da Liga estarão com atividades voltadas à população e apresentarão recomendações para que as pessoas possam ter hábitos mais saudáveis para melhorar a qualidade do sono.

A presidente da Liga do Sono, Alessandra Viana, fala sobre os temas que serão abordados como os distúrbios do sono mais comuns (apneia obstrutiva do sono e insônia). "Nós vamos mostrar os malefícios que uma má qualidade do sono traz, tanto a curto prazo como também a longo prazo, em nossas vidas. Ensinando como podemos ter uma boa qualidade do sono com pequenas atitudes de higiene, que fazem toda a diferença para melhorar ", ressalta.

De acordo com a professora Daisy Satomi, representante da Associação Brasileira do Sono no Piauí e uma das organizadoras do evento, a programação conta com atividades em Parques, Shoppings Centers e Lar de idosos, visando que toda a população tenha acesso a essas informações. "Nós estamos tentando proporcionar para todos os públicos, de forma dinâmica, os hábitos que as pessoas devem ter para valorizar seu sono", pontua.

"As pessoas que costumam dormir mal têm mais chances de desenvolver ou antecipar o aparecimento de doenças, necessitando de intervenções e tratamentos crônicos, incluindo aquela quantidade de medicações para tomar diariamente", acrescenta a médica neurologista Dra. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono.

Para mais informações, acesse o site.

Confira a programação de Teresina e Picos:

Teresina:

13/03: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) às 9 horas;

13/03:  Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iasp) às 11 horas;

14/03: Casa São José às 9 horas;

14/03: Pastoral do Idoso igreja Nossa Senhora de Fátima  às 14:30 horas;

15/03: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

16/03: Parque Potycabana às 8 horas

Picos:

12/03 : Programa de Auxílio Discente, Programa de Ação Social / Núcleo de Assistência Social da Universidade Federal;

13/03: Bate-papo com os funcionários (Restaurante Universitário / Vigilantes / Funcionários da Limpeza da UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros;

14/03: Ação Social no Lar de longa Permanência "Joaquim Monteiro De Carvalho".

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: