Educação

Sem conseguir se inscrever no Sisu, candidatos pretendem acionar MPF

A pernambucana Débora Farias, 17 anos, uma das candidatas prejudicadas, diz que vai acionar o MPF para tentar adiar o encerramento das inscrições

Quarta - 25/01/2017 às 16:01



Foto: Divulgação Sistema de seleção unificada (Sisu)
Sistema de seleção unificada (Sisu)

Quase 36 horas depois do início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), iniciada a 0h de terça-feira (24), estudantes que participaram da segunda aplicação do Enem, em dezembro do ano passado, ainda não conseguiram se cadastrar nesta quarta-feira.  A pernambucana Débora Farias, 17 anos, uma das candidatas prejudicadas, diz que vai acionar o Ministério Público Federal para tentar adiar o encerramento das inscrições. O prazo para se inscrever acaba às 22h59 (horário de Pernambuco) de sexta-feira.

“Estou tentando reunir mais estudantes para juntos entramos com um mandado de segurança contra o MEC. Sem termos feito a inscrição não dá para sabermos nossa posição no curso que queremos ingressar. Faz duas noites que não durmo. Na terça-feira passei a madrugada e todo o dia tentando acessar o Sisu. Hoje, quarta-feira, tentei mais
de 15 vezes de novo, em horários diferentes, e nada”, relata a candidata ao curso de engenharia ambiental da UFRPE.

Na página aparece a informação de que a senha ou o número de inscrição no Enem está errado. Deborah Mayara Carvalho Batista, 18, que pretende concorrer ao curso de licenciatura em física na UFRPE, também planeja acionar o MPF.

“É um absurdo. Desde que o sistema abriu tento me inscrever e nada. Liguei para o MEC e parece que para eles nós é que estamos errados. Já perdemos um dia e meio de inscrição”, comenta a jovem. Ela e duas amigas que estão na mesma situação vão hoje à tarde contactar o MPF para saber que providências poderão tomar para aumentar o período de inscrição no Sisu.

“Acho uma falta de respeito. Já tivemos que esperar um mês a mais que a maioria dos candidatos para fazer o Enem. As nossas notas não saíram igual a todo mundo. E agora essa dificuldade para se inscrever. Quando acesso a página mandam trocar a senha. Fiz isso e continuo sem conseguir fazer a inscrição”, diz Edésio Santos Barros Filho, 17, candidato de ciências biológicas da UFPE.

“Faz mais de 24h que liberaram as inscrições do Sisu e para nós que fizemos a segunda aplicação só aparece “senha ou inscrição inválida” e o MEC nem se pronuncia nem resolve o problema”, reclama o vestibulando André Silva.

SEGUNDA APLICAÇÃO

Em todo o País 277.624 candidatos tiveram as provas do Enem adiadas para 3 e 4 dezembro por causa das ocupações de escolas e universidades que serviriam como prédio de aplicação do exame. Em Pernambuco foram 17.155 jovens afetados pela mudança de datas da avaliação.

A Assessoria de Comunicação Social do MEC informa que o ministério deverá se pronunciar novamente sobre o problema na tarde desta quarta-feira. E que por enquanto está mantida a nota enviada ontem, terça-feira, na qual o órgão diz que “dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos que prestaram o Enem em qualquer uma das aplicações estão sendo sanadas”.

O ministério diz ainda que “juntamente com o Inep, continua trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolvê-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato.”

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: