Seis mulheres assassinadas em março

Teresina Março Assassinadas


Uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) revela que seis mulheres foram assassinadas no mês de março. Segundo a categoria, a maioria dos casos está relacionada a crimes passionais.

O Sinpolpi informa que seis mulheres também foram mortas em janeiro em um universo de 41 assassinatos (14,63%). Em março, foram um total de 39 homicídios, o que aumenta o percentual de crimes praticados contra as mulheres (15,38%).

O número de mulheres assassinadas em março pode subir para sete se o Instituto de Medicina Legal (IML) confirmar que os restos mortais guardados em uma das geladeiras daquele órgão em Teresina forem mesmo da dona de casa Maria Francisca Ferreira, de 43 anos. Já em avançado estado de decomposição o corpo foi encontrado no povoado Buriti em Oeiras. A vítima estava desaparecida há mais de 20 dias após sair de moto com um homem identificado apenas por “Cascavel” e nunca mais Maria foi encontrada.

Os parentes chegaram a reconhecer o corpo através de objetos da vítima encontrados próximos, mas o delegado de Oeiras resolveu pedir um exame de DNA para ter a certeza de que é realmente o corpo da dona de casa.

Segundo o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, o aumento do número de assassinatos de mulher no Estado reflete carência de estrutura das polícias do Estado, onde falta tudo, principalmente pessoal, na Polícia Civil e Militar. Mas ele lembra que o Sinpolpi está em um processo de negociação com o Governo do Estado para melhorar este situação, contratando mais policiais civis e melhorando os vencimentos dos que já estão trabalhando, conforme acordo fechado com o Governo.

Dos crimes praticados em março, a metade aconteceu em Teresina e os outros nos municípios de Barras, Picos e Paes Landim. Três tiveram motivos passionais, um foi em uma chacina, outro em uma bebedeira e o último foi por envolvimento com gangues e drogas. Se continuar nesta escala ascendente, no final do ano será registrada uma quantidade maior de assassinatos de mulheres do que em 2011 quando 33 foram mortas em todo o Piauí.

A delegada Vilma Alves informou ao CidadeVerde.com que os casos passionais ocorrem porque ainda hoje os homens não aceitam o término de relacionamentos. "Eles tentam seguir o dito popular, \'não é minha, mas não será de ninguém\'. Para eles é uma questão de moral, de hornra, mas para nós é algo imoral, já que a mulher não é propriedade do homem e todos devem ser respeitados", finalizou.

Fonte: Sinpolpi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: