Crimes praticados contra motoristas do Uber não serão tolerados

"Em circunstância alguma trote, ameaça, dano ao patrimônio ou a agressão serão tolerados", avisa Fábio Abreu


Confusão entre taxistas e Uber

Confusão entre taxistas e Uber Foto: Reprodução/Vídeo

As autoridades de segurança pública no Piauí vão tratar a questão da violência praticada contra motoristas do Uber como crime. O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, adverte que em circunstância alguma o trote, a ameaça, a perseguição, o dano ao patrimônio ou a agressão - crimes tipificados no Código Penal Brasileiro - serão tolerados, seja em Teresina ou em qualquer cidade do Piauí, praticados por quem seja contra qualquer pessoa.

Na noite de quarta-feira (18), um grupo de mais de 20 taxistas cercou e ameaçou agredir motoristas que trabalham com o aplicativo Uber, na entrada do Shopping Rio Poty, na Avenida Marechal Castelo Branco, na Norte de Teresina.

Após acessarem o aplicativo, taxistas criaram perfis falsos e passaram a fazer chamadas como se fossem clientes. Quando os motoristas do Uber apareciam pra pegar os passageiros, eram cercados, passando a sofrer ameaças de agressão e de dano aos veículos.

A polícia foi chamada para conter os ânimosA polícia foi chamada para conter os ânimosFoto: Reprodução

Desespero

Áudios gravados pelas vítimas dos trotes foram divulgados nas redes sociais. Neles, os donos de veículos cadastrados no Uber relatam os momentos de terror, inclusive a uma motorista de Timon, de nome Sheila. “Tem quatro caras me seguindo aqui na Marechal, o que eu faço, Jean?”, repete a motorista, em desespero, ao ser perseguida por quatro taxis na Marechal.

A mulher que pede socorro é Shiella, uma motorista de Timon, que ficou em estado de choque e não trabalhou mais desde o acontecido com medo de ser agredida.  

A resposta é imediata: “É a Sheila. Botaram para cima dela. Pegaram mais dois outros Uber, que ninguém sabe quem é”, diz uma voz agitada. “Galera tem que ter cuidado. Tem mais de 20 caras. Galera, a polícia tá aqui, vem para cá”, convoca outro Uber.

 “Eu não sei se vocês estão cientes do que está acontecendo, se tiver alguém pegando passageiro pode esquecer, são os taxistas que estão fazendo chamada falsa, quando a gente chega eles correm para cima para quebrar o carro. Já aconteceu isso com várias pessoas e eles estão dispostos a tudo pelo que senti, temos que ver o que vamos fazer porque sem trabalhar nós na podemos ficar”, revela um dos áudios que circularam nas redes sociais.

Daniel Sampaio é motorista do Uber há pouco mais de três meses. Ele relata que já houve agressão física a colegas do Uber, bem como dano a veículos, tudo registrado em Boletim de Ocorrência nas delegacias de Teresina para adoção das medidas legais contra os agressores.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: