Geral

Segurança Pública têm recorde de contratação no Piauí

Comandante Coronel PM Chefe Wilson Martins

Quinta - 20/02/2014 às 17:02



Foto: Paulo Barros/CCom Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros
Uma das prioridades do governo Wilson Martins é a garantia da segurança dos piauienses. Para tanto, nos últimos três anos, o chefe do Executivo estadual tem autorizado grandes concursos públicos para os órgãos que atuam nessa área. Atualmente, está em aberto o certame que oferece 430 vagas para a Polícia Militar.

De acordo com o comandante da corporação, coronel Gerardo Rebelo, há mais de oito anos o Piauí não realizava um concurso para o cargo de oficial da PM. “Das 430 vagas disponíveis no certame, 30 são para oficiais e há quase uma década não tinha concurso para esse cargo. Sendo que, o oficial é de suma importância para a corporação, porque são essas pessoas que vão comandar e exercer as funções estratégicas da PM”, explica.

Segundo o coronel Gerardo Rebelo, a expectativa é que todos os candidatos que ficarem classificados no concurso sejam convocados de acordo com a necessidade do órgão. “O certame é para 430 vagas, mas nós devemos chamar pelo menos 800 soldados para nos auxiliar no trabalho e garantia da segurança pública do nosso estado”, revela.

O comandante da corporação acrescenta ainda que a contratação dos novos policiais militares configura-se mais uma ferramenta para a manutenção da ordem no estado. “A PM tem crescido em todas as áreas, principalmente, por conta do apoio que o governador Wilson Martins tem dado à corporação. Através desse incentivo, estamos investindo em capacitação, logística, renovando nosso quadro de servidores, modernizando os setores de tecnologia e comunicação e assim por diante. Tudo para dar à sociedade a resposta que ela tanto almeja”, ressalta.

Todavia, não é só a PM que tem recebido investimentos nos últimos anos. A Polícia Civil também foi contemplada com a contratação de novos servidores. “Em 2012, fizemos um concurso público para agentes e escrivães. Além dos aprovados dentro das vagas, também estamos convocando todos os classificáveis. Sendo que, 85 aprovados neste certame já foram nomeados e 208 estão passando pelo curso de formação e assim que terminarem serão absorvidos pela corporação”, afirma o delegado geral, James Guerra.

Mas as oportunidades não param por aí. O secretário de Segurança, Robert Rios, já anunciou, para os próximos meses, um novo concurso para a Polícia Civil. Agora, serão 20 vagas para delegado e 20 para escrivão. Segundo James Guerra, as novas vagas devem contemplar as unidades de Polícia Civil no interior do estado. “Temos que reforçar a segurança nos municípios, pois eles são a porta de entrada e saída dos bandidos”, acrescenta.

Corpo de Bombeiros

O órgão que também está com concurso em andamento é o Corpo de Bombeiros. Ao todo, estão sendo ofertadas 112 vagas, sendo 90 para homens e 10 para mulheres que almejam ser soldado do Corpo de Bombeiros; 9 vagas para homens e 1 para mulheres que buscam ser oficial da corporação e duas vagas para engenheiro civil. Os salários variam de R$2.047,63 a R$3.897,04.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: