Segurança e PM realizam primeiro curso de cinotecnia no Piauí

Fábio Abreu Piauí Batalhão SSP/PI Polícia Militar


Polícia Militar

Polícia Militar Foto: Marcelo Cardoso/CCom

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) e o comando da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone), realizam o I Curso de Cinotecnia do Canil da PMPI. Ao todo, 45 policiais militares do Piauí, Bahia, Maranhão e Manaus estão sendo preparados para trabalharem diretamente com cães em patrulhamento ou na busca por entorpecentes e outras substâncias que podem ser usadas para o crime.

“Dentro da nossa perspectiva, estamos procurando qualificar o policial. Hoje inicia este curso do Canil do BPRone, que tem sido um parceiro fundamental no combate ao tráfico de entorpecentes. Vamos treinar cães e habilitar o policial para este trabalho. Já estamos preparando também o I Curso de Patrulhamento do BPRone”, explica o secretário da Segurança, Fábio Abreu.

Oficialmente, o Canil existe desde 2005. Atualmente, são nove cães farejadores e 24 policiais treinados em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, aptos a trabalharem com detecção de explosivos, drogas e contenção de rebeliões.

Representando o comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Lindomar Castilho, subcomandante da PM, participou da abertura do curso. “Melhoramos, assim, ainda mais a atividade policial. Esta área da PM é importante, sobretudo no combate ao tráfico de drogas. Com esse curso, reforçaremos o combate ao tráfico na capital e em todo o Piauí”, pontua o subcomandante.

“A Policia Militar tem carência de operadores com cães. Esses animais conseguem detectar fatores endógenos que estão longe dos olhos humanos, mas não passam despercebidos por eles. Com treinamento adequado do operador e dos cães, esse é um grande benefício para sociedade”, explica o comandante do BPRone, Coronel Sousa.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: