Política

PI: eleitor cola teclas de urna, falta energia e 3 são detidos em Parnaíba

A Polícia Federal vai investigar o caso em que o eleitor colou as teclas da urna

Segunda - 29/10/2018 às 14:10



Foto: Flickr/TSE Urna eletrônica
Urna eletrônica

Durante o segundo turno das eleições no Piauí, um flagrante inusitado chamou a atenção. Em Massapê do Piauí, cidade a 364 km de Teresina, um eleitor colou as teclas 7 e em Branco da urna eletrônica. O equipamento teve que ser substituído. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, considerou a atitude do eleitor um crime grave por ferir um símbolo da democracia. Ao votar, o eleitor colou as teclas 7 e em Branco para que próximo eleitor não pudesse votar no candidato Jair Bolsonaro. 

A urna foi isolada para ser periciada. O eleitor não foi identificado, mas o caso será investigado pela Polícia Federal.  

Prisões 

Três eleitores foram presos em Parnaíba, no litoral do Piauí, durante a votação. Um dos eleitores foi preso por fotografar seu voto na cabine de votação. O Código Eleitoral proíbe quebrar o sigilo de voto. 

Os eleitores detidos foram conduzidos até a sede da Polícia Federal para assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

Falta de energia 

Em algumas zonas eleitorais do Estado foi registrado falta de energia elétrica, mas como as urnas têm bateria que duram por duas horas, a votação não foi prejudicada. 

Urnas substituídas 

Neste segundo turno, apenas 59 urnas eletrônicas foram substituídas por problemas mecânicos. Já no primeiro turno, 90 urnas foram substituídas no Piauí. 

Fonte: Redação Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: