Política

Segunda-feira será decisiva para eleição na Assembleia

Partidos devem indicar candidatos e começar a campanha pela presidência

Quinta - 25/10/2018 às 15:10



Foto: Caio Bruno/Alepi Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí
Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

Em pleno B-R-O-BRO, o clima político, que já registra temperaturas elevadas, promete esquentar ainda mais depois do domingo de segundo turno, quando todos os olhos se voltarão para a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. A "super segunda-feira" promete. 

Mas enquanto a segunda não vem, vários nomes despontam como virtuais candidatos, embora nenhum assuma publicamente o desejo de ocupar a cadeira de Themístocles Filho (MDB), presidente do Legislativo há sete mandatos.

O líder do Governo, deputado Francisco Limma, é candidato, mas esconde o jogo. Segundo Limma, tudo que for dito antes de domingo (28) é especulação. “Quem decide é o governador”, desconversa. Limma aguarda inclusive a definição se continua na liderança. “O cargo é de nomeação dele. Creio que isso só será decidido em fevereiro, após a eleição da mesa diretora. Tudo agora é mera especulação”.

Outro cotado para o lugar de Themístocles é Wilson Brandão, que sonha com esse dia faz tempo, mas se esquiva. “O nome vai ser definido pelo partido. Claro que estamos à disposição do Progressistas. Mas quem define é o partido”, tangencia.

Já o fiel escudeiro de Themístocles Filho, João Mádison (MDB) repete que faz parte da democracia, faz parte do jogo político, a indicação pelos partidos de nomes para a presidência da Assembleia Legislativa, mas que esse é um assunto a ser tratado a partir de segunda-feira (29).

“Depois do domingo de eleição é que nós vamos sentar, dialogar. Essa Casa sempre foi de resolver os seus assuntos no diálogo. No momento oportuno todos os partidos vão discutir, sem alarde, sem agressão. É normal, faz parte do jogo. O MDB terá seu candidato”.

João Mádison confirma que Themístocles Filho vai tentar o oitavo mandato como presidente. “Todos vocês sabem do trabalho dele para melhorar as condições de trabalho dos deputados, dos servidores aqui na Casa, que é o deputado Themístocles. Mas ainda falta muito tempo, a eleição só é daqui a três meses”.

Intromissão

Já o presidente Themístocles Filho promete para depois do segundo turno uma resposta aos que querem interferir na eleição da Mesa Diretora, como o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. “O Ciro deve se preocupar é com o Senado. Não com a Assembleia. Sempre disse isso. Depois do segundo turno responderei a ele",

Ciro se esquiva. “Em momento nenhum queremos tirar alguém do comando. Queremos é eleger alguém que represente o que pensamos da Assembleia. Hoje é uma Assembleia inchada, voltada para quem não tem mandato. Ela devia ser voltada para as pessoas que estão no exercício do mandato. Essa é a minha grande divergência com o presidente Themístocles”, assumiu o senador, reeleito com 897.959 votos.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: