Segunda etapa de vacinação contra a aftosa começa nesta terça (1º)

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) indica que pelo menos 90% dos animais sejam vacinados e o Piauí tem superado esta marca.


Campanha de Vacinação contra Aftosa

Campanha de Vacinação contra Aftosa Foto: Jorge Henrique Bastos

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa inicia nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. A meta de vacinação, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), é de que 95% dos bovinos e bubalinos do estado sejam vacinados.  A certificação será realizada de 1° a 15 de dezembro. A primeira etapa de vacinação foi realizada no mês de maio.

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) indica que pelo menos 90% dos animais sejam vacinados e o Piauí tem superado esta marca. “Em outras campanhas nós temos superado a meta de 95% de vacinação, o Mapa determina um percentual mínimo de 90% e a gente vem atingindo uma meta superior quando encerrou oficialmente o prazo da primeira etapa de vacinação com um percentual próximo a 93%, com a pós campanha encerrada em outubro chegamos a 95, 16% dos rebanhos vacinados e nesta campanha esperamos manter essa meta”, disse Antônio Justino, diretor geral da Adapi.

O gestor ressalta as penalizações para os produtores que não vacinaram o seu rebanho na primeira etapa. “O ideal é que os animais sejam vacinados duas vezes ao ano. Caso algum criador tenha deixado de vacinar o seu rebanho na primeira etapa, além de ser penalizado com multa, nós acompanhamos a segunda etapa da vacinação do rebanho para que seja feita a vacinação assistida por um veterinário da Adapi”, esclarece Antônio Justino. 

Além das ações de fiscalização, a Adapi também realiza um trabalho preventivo e de acompanhamento em locais classificados como pontos de risco, locais que ficam próximos a lixões, matadouros, a agência tem um cuidado especial.

Após o período de vacinação, os criadores devem procurar os escritórios da Adapi para realizar a certificação. “Hoje o Piauí é um estado livre da febre aftosa com vacinação e esse trabalho é preventivo e contínuo para que no futuro próximo possamos chegar ao patamar de sermos livres de aftosa sem vacinação”, ressalta Antônio.

Vacinação Contra Brucelose
De acordo com a Adapi, durante a segunda etapa de vacinação contra a febre a aftosa também deverá ser feita a vacinação contra a brucelose, em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, que são os animais suscetíveis à doença. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: