Política

Seduc propões a criação de Centros Estaduais de Tempo Integral

Centros vão oferecer ensino fundamental, médio e educação profissional
Fonte: Seduc | Editor: Paulo Pincel 15/09/2017 21:30
Deputada federal Rejane Dias (PT-PI) Deputada federal Rejane Dias (PT-PI)Foto: Reprodução

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), enviou à Assembleia Legislativa, projeto de lei nº 38, de 12 de setembro de 2017, que institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, os Centros Estaduais de Tempo Integral – CETIs, que deverá funcionar no regime de tempo integral para oferecer ensino fundamental, médio e a modalidade educação profissional aos estudantes do Piauí.

O projeto deverá garantir o ensino público gratuito na rede pública estadual através do aporte de recursos técnicos, financeiros e materiais com carga horária anual de 1.800 horas.O currículo será de linguagens e suas tecnologias; matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica profissional. Será disponibilizado 300 minutos semanais de língua portuguesa; 300 minutos semanais de Matemática e 500 minutos semanais dedicados a atividades da parte flexível.

Todos os professores são do quadro da Secretaria de Estado da Educação e remanejados para os Centros. Além de coordenar a elaboração do Regimento Interno dos Centros Estaduais de Tempo Integral os professores deverão acompanhar o projeto de cada aluno.De acordo com o projeto, ao final de cada ano, cada CETIs deverá executar a elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno; a integração das inovações à Política Estadual do Ensino Fundamental, Médio Profissional.

Será criada na estrutura da Secretaria de Educação uma equipe para formação dos Centros Estaduais de Tempo Integral. A composição é a seguinte: Coordenador -Geral; Especialista pedagógico; Especialista em gestão e Especialista em infraestrutura. A equipe terá dedicação de 40 horas semanais.

Comentários