Educação

Seduc promove Dia D de matrículas para EJA nesta sexta-feira (27)

No ato, os interessados poderão realizar a matrícula no próprio local, independente de onde irão estudar.

Quinta - 26/01/2017 às 16:01



Foto: Reporter10 Rejane Dias
Rejane Dias

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, nesta sexta-feira (27), na Praça Rio Branco, o "Dia D", em Teresina, da Campanha de Matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ato, os interessados poderão realizar a matrícula no próprio local, independente de onde irão estudar.

Estão sendo ofertadas vagas em todas as etapas da EJA: Ensino Fundamental e Médio; Alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado); ENCCeja - Certificado do ensino fundamental e médio, para maiores de 18 anos; além de cursos de qualificação profissional (construção civil, embelezamento, corte e costura), por meio de parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

Para a realização da matrícula, será necessário levar documentos pessoais (Identidate e CPF), comprovantes de residência e histórico escolar. Na ausência do último, será realizada uma avaliação diagnóstica.

Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, a campanha é uma oportunidade de facilitar o acesso dos alunos à escola. "Durante a campanha, temos como foco os alunos mais vulneráveis, como os que moram na zona rural, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar. Então, nós vamos até eles", afirma Conceição.

Ainda segundo a diretora, esse ano foi dado uma maior flexibilidade para os alunos dessa modalidade, de forma que eles terão prazo até maio para se dirigirem à escola e realizarem sua matrícula de modo convencional. "Além disso, nós estamos atendendo nos três turnos (manhã/tarde/noite) e aumentamos o número de Cejas, que são escolas que atendem somente aos alunos da EJA", explica Andrade.

Com o lema "Hoje é Dia de Voltar para a Escola", a campanha foi iniciada em Oeiras, na segunda-feira (23), e deve ser realizada por todas as Gerências Regionais de Educação, em todos os municípios do estado. A meta é de que 200 mil alunos se matriculem nessa modalidade.

Benefícios

Além das novas turmas destinadas ao EJA em todo o estado, os alunos terão direito a vários benefícios como fardamento gratuito; Poupança Jovem, em 44 municípios, e o acesso ao programa Olhar Bem, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, voltado para as pessoas da terceira idade, com consultas, cirurgias e aquisição de óculos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: