Seduc: Mais de 200 educadores são treinados para aplicar o SAEPI

O SAEPI é um sistema de avaliação criado em 2011 pela Secretaria de Educação


Seduc-pi

Seduc-pi Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nos dias 16 e 17 de novembro, no Atlantic City,  a formação das equipes envolvidas na aplicação da 7ª edição do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

O SAEPI é um sistema de avaliação criado em 2011 pela Secretaria de Educação, que funciona em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd) e tem objetivo de avaliar a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

"Tivemos um 2017 bem puxado com Prova Brasil, Enem e, agora, o Saepi. É muito importante que os alunos façam as provas do nosso Sistema de Avaliação, pois é a partir dele que a Seduc vai promover um diagnóstico da realidade educacional do Estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os indicadores", pontuou a secretária da Educação, Rejane Dias. 

"Faremos a capacitação dos técnicos das Gerencias Regionais de Educação e supervisores municipais responsáveis pela coordenação e formação dos técnicos das escolas e professores irão trabalhar na aplicação do SAEPI. Cerca de 250 educadores serão treinados, 125 por dia.  Nesse encontro iremos apresentar os procedimentos de aplicação e mostrar aos participantes os padrões a serem seguidos, para que a avaliação aconteça de forma satisfatória. Durante a formação gerentes, coordenadores e supervisores serão orientados a intensificar a mobilização para a prova nas escolas, destacando a sua importância", explicou Sicilia Amazonas, diretora da Unidade de Planejamento da Seduc.

Em 2017, o SAEPI vai avaliar 136.000 alunos do Ensino Fundamental (6° e 9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação.Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem dos estudantes e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: