Educação

Seduc intensifica preparo de alunos para a Prova Brasil

Segundo o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, com a aplicação dessas provas, além de preparar o aluno, a Seduc pôde avaliar as dificuldades

Sábado - 21/10/2017 às 21:10



Foto: Ascom Seduc Prova Brasil
Prova Brasil

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando uma série de ações para garantir a preparação dos alunos da rede estadual que farão a Prova Brasil, entre os dias 23 de outubro e três de novembro. Dentre elas, a aplicação de simulados com questões de matemática e língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio (3º ano). O primeiro simulado foi aplicado ainda no mês de julho para mais de 40 mil alunos.

Segundo o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, com a aplicação dessas provas, além de preparar o aluno, a Seduc pôde avaliar as dificuldades desses estudantes nas disciplinas e assim elaborar planos estratégicos de ensino para melhorar o aprendizado. "Essa ação é parte do Pacto pela Aprendizagem, onde reforçamos as atividades escolares nessas disciplinas e realizamos o acompanhamento pedagógico. Elaboramos cadernos de questões específicos para cada turma e avaliamos a proficiência as disciplinas trabalhadas na Prova Brasil", disse.

Para verificar o desenvolvimento dos alunos e o avanço das ações do Pato pela Aprendizagem, a Seduc realizou no mês de setembro o segundo simulado, onde de acordo com Ellen Gera foi notado uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, confirmando a eficácia das intervenções pedagógicas feitas pela secretaria dentro do Pacto pela Aprendizagem. "Com a segunda avaliação pudemos conhecer melhor o perfil do aluno e verificar a melhoria do desempenho desses estudantes no que se refere às dificuldades nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Ao todo, foram mais de 80 mil cadernos de questões personalizados e distribuídos entre os alunos, simulando a Prova Brasil", concluiu.

A correção dos simulados foi feita de uma forma inovadora no Estado. Através da ferramenta MobiCorretor, dentro da plataforma Mobieduca.Me, onde os professores fotografavam o gabarito respondido pelo aluno e enviavam para o sistema, que já corrigia automaticamente.

A Prova Brasil é uma avaliação da educação básica que acontece a cada dois anos e mensura os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola..

O Piauí conta com 56 polos de coordenação da Prova que aplicarão o exame para 6.500 turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano), entre os dias 23 de outubro e três de novembro.

Fonte: Ascom Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: