Olhe Direito!

Olhe Direito!

Seduc e Turma do Bem promovem a maior triagem odontológica gratuita

Terça - 14/04/2015 às 16:04



Foto: Reprodução Dentista
Dentista
A Secretaria da Educação (Seduc) participa do Projeto Turma do Bem, que vai realizar, pela terceira vez, a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá no dia 28 de abril, simultaneamente, em mais de 270 cidades do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Teresina, a ação acontece na sede do Projeto Música para Todos, situada na Avenida Pedro Almeida, 145 - São Cristóvão, em frente ao Baloon Center, no horário das 8h às 17 horas, para alunos das escolas públicas estaduais e municipais.

“A Secretaria da Educação disponibilizará ônibus para o translado dos alunos das escolas selecionadas para o Projeto Música Para Todos, para que possam ser consultados pelos dentistas”, declara o José Barros Sobrinho, superintendente da Seduc.

As crianças e adolescentes selecionados serão encaminhados para consultórios dos cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem. “Estes jovens farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos”, informa o dentista Adelino Nunes.

De acordo com a dentista Helen Daniel, a triagem é simples, rápida e não invasiva. “Faremos um exame visual da condição bucal de cada jovem e será preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família”, explica. Após a triagem, será elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. “Importante alertar que as crianças e adolescentes devem comparecer à triagem acompanhados dos pais ou responsáveis”, alerta.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada criança selecionada recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento, para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até que completem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Atualmente existem no Piauí três mil dentistas, destes, 70 fazem parte do projeto que, além de Teresina, atende jovens de Campo Maior e Parnaíba. Dentre os dentistas voluntários estão Sara Franco, Suzane Lopes, Monica Lima, Liana Lima, Adelino Filho, Luis Gustavo, Silvia Vilarinho, Marina Pontes, dentre outros.

Sobre a Turma do Bem

Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Fábio Bibancos, foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Sobre o Projeto Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País - em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal.

O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.

Mais informações

Dr. Adelino Nunes - (86) 9993 9927

Dr. Luis Gusavo - (86) 9442 5858

Drª Helen Daniel - (86) 8837 1550
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: