Geral

Seduc deve fazer novo teste seletivo no mês de junho

junho estado professores teste seletivo

Segunda - 01/06/2015 às 00:06



 A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, informou, na manhã deste sábado (30), que a pasta deverá fazer um novo teste seletivo para professor da rede pública do estado. A gestora, que participou do 5º Congresso Regional do PT, entretanto, não revelou o total de vagas.

Segundo Rejane, a medida se faz necessária porque ainda há escolas sem professor. “A lotação ainda está sendo feita. Muitos que foram chamados para o último teste seletivo, que está defasado, já estão trabalhando ou não tem mais interesse. Temos que ficar chamando até chegar em alguém que queira. Acredito que, da forma como estamos trabalhando, já vamos ter que fazer um novo teste seletivo em junho”, declarou.

A secretária relatou ainda que conseguir preencher as vagas necessárias é difícil por conta da desorganização do sistema que está sendo resolvida em sua gestão. “Queremos organizar de forma definitiva a lotação desses professores para que não tenhamos, no ano que vem, os obstáculos que estamos enfrentando hoje por falta de organização”, descreveu. Para isso, está sendo organizada uma reforma sobre a disposição e transferência de professores. “Chamamos mais de 300 professores e operacionais que não foram trabalhar e não deram satisfação. Gente que está morando em Orlando, morando na França...”, acrescentou.

Rejane Dias diz que não serão chamados aprovados no último concurso porque o que está acontecendo é uma substituição temporária. “O governador chamou 700 concursados. Nós temos a Lei de Responsabilidade Fiscal. o Estado está com o limite prudencial extrapolado. Chamar mais pessoas implica em engessar completamente o Estado. Não conseguiríamos conveniar com a união e contrair empréstimos. Se você tem um professor à disposição de uma secretaria ou em licença, ele está em situação temporária, não abriu vaga. Grande parte dos professores está em direção de escola, como diretores, coordenadores pedagógicos, gerente de GRE, no administrativo de secretaria. Esta é uma situação temporária que pode voltar. Estamos colocando os substitutos para ocupar essa vaga temporária”, justificou.

Fonte: com informações do cidadeverde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: