Educação

Seduc, Consulado Americano e UFPI encerram qualificação de professores de inglês

Meta da Seduc é buscar a excelência no ensino público na rede estadual de educação.

Sexta - 28/10/2016 às 16:10



Foi realizada nesta quinta, 27, a solenidade de encerramento do curso de formação continuada da língua inglesa para 80 professores da rede pública estadual, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire. O curso é resultado de uma parceria entre o Consulado Americano dos Estados Unidos no Brasil, a Universidade Federal do Piauí e a Seduc.

O Cônsul de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, Matt Keener, frisou que a importância do ensino de Inglês é uma das prioridades do Consulado dos Estados Unidos e do Brasil. "Vamos continuar a parceria com o estado do Piauí pois entendemos que ser professor é um trabalho ingrato mas é o trabalho mais importante no mundo. Entendemos que essa qualificação abre portas de oportunidades profissionais e também os laços humanos", disse o cônsul Matt.

A secretária de educação, Rejane Dias, destacou que a meta da Seduc é buscar a excelência no ensino público na rede estadual de educação. "Estive recentemente na Câmara Federal e indiquei algumas emendas  para a UFPI, para o curso de medicina e para nossa rede educacional, contemplando as salas multifuncionais. É bom saber que os alunos do curso aprovaram essa formação e queremos a renovação dessa parceria. Estamos abertos a essas parcerias, pois sabemos que elas vão impactar na qualidade da educação do Piauí", destaca a secretária.

Na ocasião, o pró-reitor de Extensão da UFPI, Dr. Miguel Ferreira Cavalcante, representou a UFPI, destacando o valor dessa parceria  para a formação  de uma educação cidadão. "A universidade procura formar cidadãos e a educação em língua inglesa merece nossa atenção", frisou destacando que as parcerias vão continuar. 

Para o aluno Eugênio do Rego Araújo, que falou em nome da turma, o que seria só um curso de qualificação deu lugar a oportunidade para reaprender a ensinar e rever nossos conceitos. "Saímos do curso satisfeitos e esperançosos. Queremos que outros projetos  como este sejam  multiplicados pelo Piauí", disse o professor Eugênio, agradecendo à professora Stephane que conduziu tão bem essa missão. A aluna Luciana Azevedo da Silva fez um discurso em inglês destacando o quanto a turma cresceu com a formação.

O especialista em Diplomacia Pública, Stuart Alan Beechler, destacou a importância da parceria. "Depois de cinco meses de trabalho sabemos que o resultado foi positivo no sentido de qualificar o trabalho desenvolvido em sala de aula explica o professor. Que o professor tenha mais subsídios simples, porem eficaz na aprendizagem", destaca Beechler.

A diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, falou do empenho da instituição no sentido de se consolidar enquanto centro de formação e que o curso de Inglês é um dos projetos que o Centro desenvolve no sentido de promover a formação continuada dos professores.

O professor Francisco Wellington Borges, doutor em Linguística da Universidade Federal, fez a tradução da fala da professora Stephane Hansen, em que ela destacou a importância da troca de experiências e o quanto os professores se empenharam na formação. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: