Geral

Secult realiza videoconferência sobre elaboração do Plano Estadual

Cultura Secult Piauí Mais Saber Plano Estadual de Cultura

Sexta - 09/10/2015 às 03:10



Foto: Paulo Pincel Fabio Novo (PT)
Fabio Novo (PT)
A Secretaria Estadual de Cultura promoveu na manhã desta quinta-feira (8) videoconferência aberta sobre a elaboração do Plano Estadual de Cultura, através do sistema Mais Saber. Secretários municipais de Cultura e produtores culturais de 12 cidades do Piauí participaram da videoconferência.

As videoconferências têm o objetivo de unir de forma colaborativa e participativa, toda a sociedade civil, através de opiniões e críticas às propostas do plano. O coordenador do Projeto de Elaboração do Plano Estadual de Cultura, Francisco Pelé, e o Analista Técnico do mesmo projeto, Jessé Barbosa, explicaram os eixos que norteiam a elaboração do plano e tiraram as dúvidas dos participantes através do chat.

“O plano é calcado na participação da sociedade civil, nós não podemos construir um plano no gabinete. Cultura não é só para artista, toda a população precisa participar, para podermos fortalecer o sentimento de identidade cultural”, afirma Francisco Pelé.

Ainda haverá seis fóruns territoriais em cidades do interior, que serão definidas, para levar as discussões das propostas para essas regiões e construir de forma colaborativa, estratégias voltadas para as necessidades culturais do Estado.

Plano Estadual de Cultura

O Plano Estadual de Cultura se apoia em três vertentes básicas: o Conselho Estadual de Cultura, o Plano e o Fundo Estadual de Cultura. É um documento que tem por objetivo definir, planejar e coordenar, a execução das políticas públicas de cultura do Estado. É um planejamento estratégico com visão de dez anos.

O Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura tem como objetivo o apoio técnico e capacitação aos Estados para elaboração de seus planos. É elaborado com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, mas conta com a participação da sociedade civil e dos segmentos culturais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: