Geral

Secult entrega reforma do Espaço Maria Bonita em setembro

Conclusão Obra Fábio Novo Maria Bonita Espaço Cultural

Quarta, 22/07/2015 às 14:07



Foto: Paulo Pincel Secretario
Secretario
A reforma do Espaço Cultural Maria Bonita, em Floriano, já tem data para conclusão. As novas instalações serão entregues à população do município no dia 12 de setembro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com o dono da empresa responsável pela obra, Antônio Uchôa, e com a coordenadora de registro e conservação da Secretaria Estadual de Cultura, Patrícia Mendes.

“Essa é uma obra muito importante para o município e foi uma das nossas ações prioritárias assim que assumimos a gestão da Secretaria. Queremos levar mais atrações culturais para esse espaço”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que esteve em Floriano no início do mês, vistoriando as obras.

Para a coordenadora de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura, Patrícia Mendes, a reforma do Espaço Cultural Maria Bonita, visa dar vida a uma edificação tombada de importância ímpar para a história do Piauí e para a sociedade em geral.

"Uma das marcas da Secretaria de Cultura é o resgate e preservação do Patrimônio Cultural do Piauí, prestando total apoio às manifestações tradicionais existentes e revitalizando as em vias de desaparecimento, restaurando e conservando monumentos e edificações de importância e significado histórico, ampliando e diversificando acervos”, destaca Patrícia Mendes.

A reforma no local foi iniciada em janeiro de 2014 e paralisada no mesmo ano, por conta da necessidade de adequação no projeto original. As obras foram retomadas em junho deste ano e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, pediu mais agilidade para garantir a conclusão da reforma o mais rápido possível. De acordo com o proprietário da construtora responsável, Antônio Uchôa, cerca de 85% da obra já foi executada.

“Falta instalar o sistema de som, fazer a climatização, a adequação da área externa. Ainda vamos fazer o revestimento com carpete e colocar as novas poltronas. Estávamos só aguardando a adequação no projeto”, diz Antônio Uchôa.

HISTÓRIA – O Espaço Cultural Maria Bonita funciona na Usina Maria Bonita, que foi uma pequena Capela da então Colônia de São Pedro de Alcântara. Localizada nos terrenos do Estabelecimento Rural, próximo a outro edifício onde funcionava a escola de artes e ofícios para filhos dos negros alforriados, a citada Capela compunha o conjunto arquitetônico conhecido como Área.

Com a desativação da Capela e com a expansão do núcleo comunitário, já com foros de cidade, a área do Estabelecimento Rural não merecia tanto interesse por parte dos seus habitantes. No dia 6 de fevereiro de 1922 o Intendente Antônio Luiz de Área Leão celebrou com a Casa do Maranhão um convênio para a instalação de uma máquina geradora de luz elétrica para a cidade.

Em 24 de fevereiro do ano de 1924 foi feita a inauguração da citada Usina Maria Bonita. Esse nome deve-se a existência de um motor anterior, de pouca potência, chamado “Lampião”. Na fachada do prédio foi colocado um relógio de duas faces e o mesmo funcionou até meados de 44/45. Atualmente o local sedia o espaço Cultural Maria Bonita.

Fonte: Ascom-Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: