Saúde

Secretário explica funcionamento do Hospital de Buriti dos Lopes

A unidade será reaberta em novembro e fará procedimentos de alta complexidade.

Segunda - 25/09/2017 às 13:09



Foto: jornaldaparnaiba.com Florentino Neto, ex-prefeito de Parnaíba
Florentino Neto, ex-prefeito de Parnaíba

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, dialogou, no sábado (23), com a população de Buriti dos Lopes para explicar o novo fluxo de atendimento com a reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa. O gestor explanou as melhorias na rede de assistência hospitalar com profissionais de saúde e autoridades locais.

As reformas estruturais estão em fase de conclusão e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Hospital de Buriti dos Lopes já foram solicitados. A previsão é que, até o início de novembro, o hospital estadual seja inaugurado e em pleno funcionamento. Florentino Neto também explicou à população que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) fornecerá treinamento com os profissionais que atuarão na unidade e agora estuda sobre qual será o perfil do hospital e quais serviços serão ofertados, para melhor atender a população. 

O secretário estava acompanhado da equipe de técnicos administrativos, financeiros, técnicos em saúde e do setor de engenharia para explicar detalhadamente o que será feito no aspecto físico, reestruturação de pessoal, valores investidos, fluxo do atendimento e as melhorias com a reabertura “Nossa preocupação é conversar com os principais beneficiados dessa ação, é importante abrir o diálogo para sanar as possíveis dúvidas”, disse Florentino Neto. 

A previsão é que o hospital de Buriti dos Lopes volte a fazer cirurgias, ampliando a oferta de serviços em média complexidade na região da Planície Litorânea. A equipe também visitou o pronto socorro do município, identificando o fluxo e as principais demandas para adequar o perfil do hospital às necessidades dos cidadãos. 

“Nosso maior sonho, de todo morador de Buriti, é que esse hospital volte a funcionar, é uma conquista muito grande que estamos vivenciando”, disse Ribamar Silva, profissional de saúde que atua no município. 

O Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes, está fechado desde 2012, devido à reorganização da rede hospitalar e corte de recursos. Uma das determinações do governador Wellington Dias é que aquela unidade hospitalar volte a funcionar, servindo ao povo de Buriti dos Lopes e atendendo a população da Planície Litorânea. 

“Para isso, temos impulsionado os serviços de construção civil que estão sendo realizados aqui. A estrutura deverá atuar em consonância com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Juntos, esses hospitais irão fortalecer e ampliar a oferta de serviços para a região norte do estado”, afirmou Florentino Neto. 

Além disso, já foi aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) o recurso para realização do mutirão de cirurgias de catarata no município de Buriti dos Lopes. 

Ambulância

Outra ação importante realizada na Planície Litorânea nesse fim de semana foi a entrega de uma ambulância da Secretaria de Estado da Saúde para o município de Caraúbas. A unidade de simples remoção é do modelo Amarok, no valor de R$ 142 mil, de emenda da senadora Regina Sousa, que esteve presente na entrega, com o deputado federal Assis Carvalho e do deputado estadual João de Deus. 

“Estamos investindo na melhoria dos serviços de saúde para a Planície Litorânea. Essa ambulância para Caraúbas irá facilitar muito o deslocamento de pacientes e salvará muitas vidas”, comentou Florentino Neto.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: