Educação

Teresina vai ganhar dez escolas de tempo integral

Entre as metas estabelecidas pelo secretário para os próximos anos está o fortalecimento da Rede

Terça - 03/01/2017 às 20:01



Foto: Ascom Professor Kleber Montezuma
Professor Kleber Montezuma

O prefeito Firmino Filho deu posse, em solenidade na ultima segunda-feira (02), aos novos secretários do município. A equipe é formada em sua maioria por técnicos. Para gerir a pasta da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o prefeito nomeou o professor Kleber Montezuma, que assume a função pela terceira vez.

Montezuma é economista e pedagogo, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e doutorado em Políticas Públicas, também pela UFPI. Ainda no final de 2016, foi o primeiro nome anunciado pelo prefeito para compor o secretariado da nova gestão. O principal motivo da escolha, segundo Firmino, é a capacidade de Montezuma de organizar as estratégias da educação de forma a elevar a qualidade e posicionar Teresina entre as capitais com melhores índices do país.

Kleber também foi eleito um dos 20 melhores secretários de Educação do Brasil e receberá da União Brasileira de Divulgação (UDB), agora em janeiro, a Medalha Brasil-Suíça em Educação e o Certificado de Qualidade Total.

Entre as metas estabelecidas pelo secretário para os próximos anos estão a implantação de escolas de tempo integral, o fortalecimento da Rede para garantir a universalização do ensino entre as crianças em idade de creche, e a continuidade dos projetos desenvolvidos nas escolas, especialmente envolvendo tecnologia, leitura e escrita.

Ao todo, 18 escolas devem funcionar em jornada de tempo integral em 2017, sendo oito de ensino fundamental e 10 Centros Municipais de Educação Infantil. Para isso, as unidades de ensino estão passando por adequações físicas e pedagógicas, ampliando de 800 para 1.400 a carga horária anual. A ideia é oferecer, durante todo o dia, atividades esportivas, reforço escolar e mais aprendizado.

Duas medidas já aplicadas na educação do município envolvem a tecnologia, tanto no aprendizado quanto no controle de frequência. O MobiEduca.Me é um sistema adotado nas unidades de ensino para controlar entrada e saída dos estudantes por meio de uma carteira eletrônica.

O software é integrado ao celular dos pais ou responsáveis, que são notificados diariamente por mensagem de texto no celular sobre a rotina escolar, evitando faltas injustificadas e convidando a família para a participação direta na vida acadêmica de seus filhos. Já para modernizar a sala de aula, os alunos das escolas municipais estão utilizando tablets e avançando na alfabetização através de um aplicativo educativo, monitorado de perto com o auxilio do Instituto Alfa e Beto.

“Estamos avançando para fazer com que a educação municipal tenha resultados ainda melhores. Nossa principal meta é fazer com que as crianças passem mais tempo dentro das escolas e sejam alfabetizadas na idade certa”, declara o secretário.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: