Geral

Secretário da Fazenda cobra apoio de auditores fiscais para superar cr

Crise Secretário da Fazenda Piauí PEC Auditores Fiscais

Sexta - 22/05/2015 às 22:05



“É nos momento de crise que podemos apontar saídas para ajudar o Governo a superar essas dificuldades que se apresentam tanto no Estado como no cenário nacional. Portanto, vamos inovar nas fiscalizações, nas auditorias e no uso de novas tecnologias, para incrementar a arrecadação do Estado e ajudar a superarmos essa crise, a fim de que possamos trazer mais benefícios para a nossa população, ajudando a desenvolver o nosso Estado”, afirma o Secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, que reconhece a importância do Fisco para o fortalecimento da democracia, uma vez que possibilita os recursos necessários para que o Estado ofereça uma boa educação, saúde, segurança e lazer.

O pedido do secretário foi feito durante a abertura do VII Encontro Regional dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí, realizada na noite da última quinta-feira (21), no Auditório Governador Wellington Dias, do SESC Praia, em Luís Correia.

Segundo o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí (SINAFFEPI), Clésio Teixeira, a categoria é consciente do seu papel, tanto que escolheu como lema do encontro “Fisco Autônomo, democracia fortalecida”. “Gostaríamos de agradecer, de público, ao Secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, pelo apoio junto ao Governador e à Assembleia para que a PEC que valoriza a nossa categoria fosse aprovada, a exemplo do que já acontece em outros Estados do país. A categoria reconhece, tanto que decidiu homenageá-lo em outra oportunidade”, afirma o presidente do SINAFFEPI.

Durante a solenidade, foi feito um minuto de silêncio em homenagem à memória do vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí (SINAFFEPI), Kléber de Araújo Luz, que faleceu há um mês, durante uma viagem ao Mato Grosso.

Na oportunidade, o presidente do sindicato, Clésio Teixeira, dedicou o esforço da organização de todo encontro ao colega auditor, que ainda chegou a idealizar toda a programação e planejamento visual para o encontro. “Também gostaríamos de agradecer ao Secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, pelo apoio junto ao Governador e à Assembleia para que a PEC fosse aprovada e a nossa carreira fosse valorizada, com já acontece em outros Estados do país. E os auditores reconhecem isso, tanto que decidiram homenageá-lo em outra oportunidade”, afirma o presidente do SINAFFEPI.

O representante da FENAFISCO, Charles Johnson da Silva Alcântara, reconhece a importância de eventos com este encontro regional para fortalecimento dos fiscos nos Estados, uma vez que discute temas de interesse da categoria e que visam aprimorar a democracia brasileira.

O evento foi abrilhantado com a palestra motivacional do Conferencista Internacional, escritor e consultor empresarial, professor Pedro Júnior, que, coincidentemente, tratou exatamente de um dos assuntos abordados pelo secretário. “Mudar é Preciso para que os Resultados Apareçam”. “Se queremos resultados diferentes temos que fazer algo diferente. E temos que aplicar essa regra não só ao nosso trabalho, como o próprio secretário pediu aqui, mas também à nossa vida pessoal”, diz o professor Pedro Júnior. Ele é formado em Comunicação, Habilitação em Relações Públicas UNIT-SE, especialização em Marketing (UNEB-BA).

Palestras abordam demandas para aprimorar o fisco e a democracia

O encontro continua nesta sexta-feira (22), com a apresentação de duas palestras: a primeira, às 9h, sobre a “Lei Orgânica da Administração Tributária”, com a consultora da FENAFISCO, Adriana da Costa Ricardo, e às 14h30, tem a palestra “Participação Política do Fisco”, com o Diretor para assuntos técnicos e comunicação da FENAFISCO, Charles Johnson da Silva.

O Diretor Presidente do SESC-Pi, Valdeci Cavalcante, também fará uma palestra sobre “Potencialidades do Piauí”, às 11h, desta sexta.

Estava na programação do encontro uma palestra, às 16h30, sobre “Reforma Política”, com o deputado federal Marcelo Castro, que é o relator da matéria na Câmara dos Deputados, mas ele cancelou e justificou a ausência no encontro. A organização decidiu passar um vídeo sobre o tema.

No sábado e domingo (23 e 24), a programação é mais cultural e também voltada para o lazer, encerrando com um jantar de confraternização.

Fonte: Ascom-Sefaz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: