Saúde

Secretaria de Saúde fará Mutirão de Catarata com 200 cirurgias no HEDA de Parnaíba

As cirurgias serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.

Terça - 28/11/2017 às 22:11



Foto: R2 Hospital Heda
Hospital Heda

Atendendo a uma reivindicação do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), fará um Mutirão de Catarata no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com 200 cirurgias gratuitas para a população. Haverá 350 consultas com oftalmologistas agendadas para a próxima quinta-feira (30), no HEDA. Já as cirurgias serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. 

O deputado Dr. Hélio destaca que há uma procura muito grande pela cirurgia de catarata na região Norte do Estado e o Governo tem todo interesse me reduzir a fila de espera, atendendo a população que não tem condições de arcar com o procedimento.

“O secretário de Saúde, Florentino Neto, foi muito sensível ao nosso pedido porque conhece a realidade de Parnaíba e região. Vamos, agora, somar esforços para fazer esse Mutirão de Catarata e também o Mutirão de Cirurgia Geral para atender adultos e crianças através do Heda”, ressalta o parlamentar.    

A diretora do HEDA, Dra. Adrízia Fontinele, informa que o Mutirão da Catarata vai acontecer simultaneamente ao Mutirão da Cirurgia Geral Adulto e Pediátrica, que terá 70 procedimentos cirúrgicos de vesículas, hérnias, histerectomias, entre outros casos. A triagem acontece nesta quarta-feira (29) e as cirurgias serão realizadas nos dias 02, 03, 09, 10, 16 e 17 de dezembro, sendo, em média, 10 cirurgias para cada dia.

“Com o empenho do deputado Dr. Hélio junto à Secretaria de Saúde tivemos a possibilidade de fazer essa Mutirão da Catarata aqui no HEDA. Aqui na Planície Litorânea há uma grande procura por essa cirurgia, que é feita apenas nas instituições particulares. Com o Mutirão vamos poder realizar 200 cirurgias gratuitas”, explica a diretora do HEDA. 

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: