Confirma a quarta morte por H1N1 em Teresina: situação é grave

Um adolescente de 13 anos morreu no Hospital Natan Portela


H1N1

H1N1 Foto: Dicas de Mulher

A Fundação Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira (22), a quarta morte e 62 casos da Influenza H1N1, de janeiro a maio deste ano em Teresina. A quarta morte foi de um adolescente de 13 anos, que deu entrada no Hospital do Satélite e foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, no Centro da capita, onde o paciente veio a óbito.

O motorista de iniciais F.L.S foi a primeira vítima da doença. Um senhora de 50 anos, era diabética, cardiopata e pneumopata foi a segunda a falecer com a doença. O terceiro óbito foi de mulher de 38 anos, asmática e  fumante.

A FMS também revelou que  todo o estoque da vacina contra H1N1 foi distribuído nas mais de 100 salas de vacina da capital na última sexta-feira. Em sete lotes de entrega por parte do Ministério da Saúde, foram distribuídas 213 mil doses na cidade.

A FMS aguarda respostas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde sobre a chegada  de mais algum lote residual de vacinas.

Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma 37 casos de influenza H1N1, sendo que quatro evoluíram para óbito. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (22), pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. 

Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (Srag), que totalizaram 219 casos notificados, sendo:

 - 37 casos confirmados com Influenza H1N1

 - 6 por adenovírus;

 - 23 por metapneumovírus;

 - 3 por parainfluenza 1;

 - 45 não especificada;

 - 88 em investigação.

Dos 219 casos de Srag, foram notificados 17 óbitos: sendo nove por causa não especificada; dois por metapneumovírus; quatro para H1N1 e um ainda estão em investigação. 

A Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou 20.500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da síndrome respiratória aguda grave.
Imunização
Até agora, cerca de 340 mil piauienses foram imunizados contra influenza, representando 49,13 % da população alvo da campanha. 

O Ministério da Saúde enviou ao Piauí todas as 816 mil doses da vacina previstas para o Estado, que já foram redistribuídas integralmente aos municípios. 
A campanha segue até o dia 1º de junho, com a meta de vacinar 800 mil piauienses prioritariamente dos grupos:

- indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

- crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);

- gestantes e puérperas;

- trabalhadores da saúde;

- povos indígenas;

- grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- professores das escolas públicas e privadas;

- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: