Secretária de Educação Rejane Dias inaugura e autoriza obras em escolas de Parnaíba

A secretária foi acompanhada por comitiva, composta por secretários de Estado, como também, representantes de cidades vizinhas e vereadores


Rejane Dias

Rejane Dias Foto: Tacyane Machado

Após participar de solenidade para autorização do início das obras do Centro Especializado em Reabilitação Daniely Dias – CER IV, a secretaria estadual de educação Rejane Dias, visitou escolas, inaugurou obra e autorizou reforma em algumas unidades de ensino.

A secretária foi acompanhada por comitiva, composta por secretários de Estado, como também, representantes de cidades vizinhas e vereadores, entre eles, a parlamentar Fátima Carmino (PT).

Ao adentrar uma das salas do Colégio Liceu Parnaibano, a secretária se deparou com um grupo de estudantes que apresentou um projeto para a gestora. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis voltado para o transporte público da cidade, que possibilita o usuário ter acesso a horários e rotas realizadas pelos transportes.

Além desta, a secretária conheceu os laboratórios de Robótica, Química, Empresa Junior, dentre outros espaços. Com a supervisão do espaço, a secretária autorizou que a escola passe por reformas o mais rápido possível.

“Fiquei muito feliz de ver como o Centro Estadual de Educação Profissional Liceu Parnaibano vem desenvolvendo a criatividade dos alunos em suas atividades. Conheci dentre os projetos um aplicativo desenvolvidos por estudantes para melhorar o transporte na cidade. Eles também desenvolveram um sistema de gestão interna para facilitar a coordenação das aulas, turmas e boletins escolares”, disse a secretária.

“Já o grupo de estudos em robótica básica Parnatron, premiado em diversas olimpíadas, apresentou suas ideias utilizando o Arduíno para simular um semáforo, por exemplo. E as nossas alunas demostraram o trabalho no Laboratório de Química voltado para a produção de colônias, perfumes e sabão, entre outros. Exemplos de um trabalho bem desenvolvido. Aproveitei a ocasião para anunciar que a escola passará por uma reforma que se iniciará em breve”, ressaltou Rejane Dias.

Com a presença de um grande número de professores e alunos da rede pública estadual de ensino, a secretária Rejane Dias inaugurou a Quadra Poliesportiva Jerry Júnior de Sousa Silva, homenagem feita ao aluno da escola morto em 2016. A família do jovem compareceu ao evento e foi homenageada por Rejane Dias.

Foram entregues junto a obra bebedouro, redes de vôlei e basquete, bolas de basquete, vôlei, futebol e handball e cestos, sendo investidos R$ 534.793,72.

A gerente da 1ª GRE, Safira Santos, uma das presentes, agradeceu a secretária pelo empenho e por ser parceria de ações positivas em prol da educação da rede estadual de ensino.

Foi também autorizado durante o evento, o certame licitatório para a reforma do Centro Estadual de Tempo Integral Lima Rebelo. Após mudança, a escola passou para regime de tempo integral. A adesão ao novo regime de ensino de Tempo Integral implantado pelo MEC, se deu através do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criado pela Medida Provisória nº 746 de 22 de setembro último, que estabelece a reforma do Ensino Médio no país.

O secretário da saúde Florentino Neto e Rejane Dias assinaram o documento de adesão das escolas ao Programa Saúde na Escola. O programa é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação que objetiva estimular práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças na comunidade escolar.

Durante o evento, também foi autorizada a reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Senador Chagas Rodrigues. A ação contemplará a comunidade escolar que poderá fazer uso do espaço para atividades esportivas e educativas.

Rejane Dias disse que a primeira parte da obra de reforma do centro já está quase sendo finalizada e a segunda, de forma mais ampla, já foi realizado o contrato, assinada a ordem de serviço e a empresa iniciará a reforma e a previsão para o término dos serviços é o final do mês de outubro do corrente ano. A obra, segundo a secretária, está sendo acompanhada pela Controladoria Geral do Estado.

A visita foi acompanhada pela vereadora Fátima Carmino e pela gerente da 1ª Regional de Educação, Safira Santos.

Fonte: Tacyane Machado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: