Secretária de Educação comemora sucesso do Programa Jovem de Futuro

Seduc comemora sucesso da ferramenta de gestão Jovem de Futuro


Rejane Dias

Rejane Dias Foto: Reporter10

A ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF), implantada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com Instituto Unibanco em 2015 nas escolas da rede estadual de Ensino Médio, completou sua primeira etapa de expansão. Os resultados da avaliação de impacto mostraram que as escolas atendidas tiveram um avanço significativo comparando unidades de ensino não beneficiadas. Esses avanços foram apresentados nesta quarta-feira (25), no Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante a Semana de Reunião de Planejamento do Jovem de Futuro 2017.

O progresso dos alunos foi observado tanto em língua portuguesa quanto em matemática. De acordo com avaliação feita em relação a iniciativa, os estudantes atendidos pelo JF levariam muito mais tempo de estudo para atingir a proficiência alcançada se não fossem beneficiados pela ação.

Participam da Semana de Reunião de Planejamento, cerca de 160 profissionais da educação, dentre eles a equipe da Secretaria de Estado da Educação, gerentes Regionais, coordenadores de Ensino, coordenadores de Inspeção das Regionais e agentes de Apoio ao Circuito de Gestão- ACGs.

O gerente do Ensino Médio, Eduardo Castelo Branco, durante a programação do encontro, fez uma retrospectiva dos avanças alcançados através do Jovem de Futuro. "O Piauí implantou no início do ano passado o JF em 137 escolas do Ensino Médio regular, distribuídas em 15 Gerências Regionais do Estado. Desde então, as melhorias foram bastante notáveis, tanto em estrutura física como na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, o resultado em proficiência em língua portuguesa e matemática é exemplo disso, o Piauí obteve o melhor resultado entre os cinco estados que tem a metodologia JF", declarou Castelo Branco.

As atividades foram ministradas pelos técnicos do Instituto Unibanco, Lucas Carvalho e Erica Lopes, na oportunidade fizeram apresentação dos dados do Jovem de Futuro em Números e a Avaliação de Impacto. "O intuito é estimular reflexões e compreensões que colaborem para a potencialização de políticas e projetos em curso no estado", afirma Lucas.

O retrato educacional do Piauí foi apresentado por meio de um conjunto de indicadores. Primeiro, os dados de cobertura do Jovem de Futuro foram expostos, com detalhamento do número de escolas que integram na 3ª geração do JF, demostrando sua representatividade para o total de escolas estaduais com Ensino Médio regular. Na sequência, foram analisados o perfil da rede pública de ensino e os indicadores de resultados do Ensino Médio no Estado.

Ainda dentro da programação foi apresentada uma avaliação de impacto do Jovem de Futuro no Piauí. Por meio dela, foi possível saber se os objetos pretendidos de aumento do desempenho dos alunos estão sendo alcançados.

O evento prossegue até sexta-feira, 27 de janeiro, com uma vasta programação.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: