Geral

Secretaria da Saúde reforça atenção em pré-carnaval em Teresina e no interior

Prevenção a doenças transmissíveis e combate ao mosquito da dengue foram destaque

Domingo - 19/02/2017 às 16:02



Foto: PMT Preservativos e gel para prevenir IST/Aids durante a folia
Preservativos e gel para prevenir IST/Aids durante a folia

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde atuaram fortemente durante este sábado, 18, nas festas pré-carnavalescas, tanto em Teresina, no Corso, como no interior, especialmente em Floriano e em José de Freitas. Foram realizadas distribuições de preservativos, testagem de HIV/Aids, hepatite, orientação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, além de capacitação de profissionais de saúde em urgência e emergência.

Durante o corso de Teresina, profissionais da área de Doenças Transmissíveis realizaram a ação Fique Sabendo, com 200 testes rápidos de HIV/Aids e hepatite e disponibilizaram 15 mil preservativos, entre masculinos e femininos, além de gel lubrificantes. Realizados sob sigilo, os foliões receberam orientações sobre a importância do uso de preservativos, prevenção e tratamentos das doenças. “É um trabalho permanente, voltado para todos os públicos, especialmente os jovens, e de forma criativa como é pertinente à festa de carnaval”, explica Karina Amorim, coordenadora das DTs.

A universitária Taís*, 23 anos, folião do Corso, realizou o teste rápido e recebeu as orientações da equipe. “Fiquei impressionada. Tudo foi rápido, não atrapalhou a festa, os resultados saíram rapidinho. Os orientadores nos mostram a importância do nosso comportamento sexual responsável, sem criticar, fazer juízo de valor ou recriminar”, declarou a universitária, que entre o primeiro atendimento ao resultado, esteve cerca de 30 minutos.

Em José de Freitas, durante o Zé Pereira, a equipe de Vigilância não deu trégua para o mosquito cair na folia. Para isso, apresentou aos foliões o ciclo de vida do Aedes aegypti, no Laboratório Móvel da Dengue e distribuído material educativo. Também foi disponibilizado preservativos e orientações sobre DST/AIDS e outras doenças transmissíveis.

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, reforçou a equipe de saúde para atender aos foliões do pré-carnaval realizado ontem (18). De acordo com relatório de atendimentos, não houve alteração no número de atendimentos e os casos mais graves foram atendidos no pronto atendimento do Hospital.

Capacitação em Urgência e Emergência

A Coordenação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) realizou a capacitação de mais de 70 profissionais de saúde de Floriano e Uruçuí, entre os dias 17 e 18, entre médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e condutores de veículos. A capacitação em Atendimento Pré-hospitalar, específico do SAMU, refere-se a recertificação que deve ocorrer a cada dois anos aos profissionais que atuam na área, sendo uma exigência do Ministério da Saúde.

Somente esse ano, mais de 150 profissionais de saúde já foram capacitados em aulas teóricas e práticas, numa carga horária de 154 horas/aulas, entre aulas a distância e presencial. Pelo cronograma da Coordenação, até junho, 42 municípios serão contemplados.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: