Saúde

Secretaria da Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

Estão sendo capacitados profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior.

Quarta - 20/06/2018 às 17:06



Foto: James Almeida Sesapi
Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou hoje, 20, a capacitação de 24 profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior. A capacitação só foi possível graças à disponibilização de equipamentos, como desfibrilador/cardioversor e monitor multiparâmetro, para os atendimentos de urgência e intercorrências.

Com o treinamento, “os pacientes terão melhor assistência, numa parada cardiorrespiratória, uma vez que com um cardioversor, teremos um suporte adequado para que equipe de Enfermagem e Médica possam fazer a ressuscitação do paciente”, explica o superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares.

Os desfibriladores/cardioversores podem ser usados em pacientes adultos, pediátricos e/ou neonatais, que necessitem de uma reordenação das funções elétricas do coração. Para isso, são aplicadas descargas elétricas no músculo cardíaco. Os monitores multiparâmetros servem para o monitoramento de sinais vitais desses pacientes.

Alderico explica ainda que a equipe capacitada será multiplicadora nas unidades contempladas:

Hospital de Luzilândia

Hospital de Amarante

Hospital de Campo Maior

Hospital de Porto

Hospital de Simplício Mendes

Hospital de São João do Piauí

Hospital de Corrente

Hospital de Barras

Hospital de Parnaíba

Hospital de Valença

Hospital de Curimatá

Hospital de Canto do Buriti

Hospital de São Miguel do Tapuio

Hospital de Demerval Lobão

Hospital de São Raimundo Nonato

Hospital de Bom Jesus

Hospital de Esperantina

Hospital de Floriano

Hospital de Oeiras

Hospital de Uruçuí

Em Teresina, nas unidades: Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Areolino de Abreu, Hospital do Mocambinho e Hospital da Polícia Militar.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: