Secretaria da Justiça aumenta número de vagas na Penitenciária de Picos

Estão sendo construídas 12 novas celas com cerca de 70 vagas para detentos.


Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos

Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos Foto: Ascom Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) iniciou, neste mês, a reforma e ampliação da Penitenciária Regional José de Deus Barros, localizada no município de Picos. Nessa segunda-feira (27), o secretário Daniel Oliveira e equipe técnica da Sejus acompanharam o andamento da obra.

O investimento total na obra, segundo o setor de Engenharia da Secretaria da Justiça, é de R$ 2,8 milhões. A reforma contemplará a estruturação de pavilhões e celas, incluindo reforço no piso com concreto e nas celas com chapas de ferro; cobertura e parte administrativa.

As instalações hidráulicas serão refeitas, bem como nas partes elétrica (incluindo instalação de gerador de energia) e sanitária; novas grades serão colocadas nas celas; cerca elétrica; instalação de telas na parte superior dos pátios; impermeabilização de passarelas; dentre outras melhorias.

Além da reforma, a Penitenciária Regional de Picos também está sendo ampliada, com a construção de 12 novas celas, aumentando, portanto, o número de vagas na unidade – atualmente, a unidade penal tem capacidade de 144 vagas e, com a reforma, será ampliada para 214.

De acordo com o secretário da Justiça, a reforma está sendo viabilizada por meio do Plano de Modernização do Sistema Prisional, organizado e executado pela Sejus e que contempla a reforma de outras unidades penais e construção de novos presídios.

“Essa obra vai garantir mais segurança para os nossos servidores e na custódia dos detentos, permitindo, também, a plena execução dos projetos de ressocialização. Quando reforçamos a segurança, o processo de ressocialização ocorre de forma mais eficaz e eficiente”, pontua Oliveira.

Melhorias

A juíza da 5ª Vara Criminal de Picos, Nilcimar Carvalho, analisa a reforma e ampliação como fundamental na melhoria da condição de vida da pessoa privada de liberdade dentro do presídio, tendo resultados significativos em termos sociais.

“A prisão é onde essas pessoas estão vivendo e elas precisam conviver em harmonia. Uma cela superlotada, com presos acima da capacidade, dificulta essa harmonia. A redução do número de presos por cela vai melhorar o relacionamento e o comportamento entre eles”, assinala a magistrada.

Durante a visita à Penitenciária José de Deus Barros, o secretário da Justiça também entregou, solenemente, a nova viatura, modelo furgão cela, destinada à unidade prisional e que será utilizada para realizar o transporte mais seguro de presos e agentes penitenciários.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: