Geral

Secretaria da Fazenda capacita unidades gestoras sobre receitas

Escola Fazendária Treinamento Sefaz UNICON Siafem

Quarta - 03/06/2015 às 16:06



Representantes de todas as unidades gestoras da administração estadual participaram nesta quarta-feira (3), de um treinamento sobre lançamento de receitas no Sistema de Administração Financeira de Estados e Municípios (Siafem). O evento aconteceu no auditório Francisca Trindade, da Escola Fazendária.

As orientações foram repassadas pela Unidade de Controle Contábil (UNICON) da Secretaria da Fazenda e consistem, principalmente, no preenchimento correto de dados do Siafem de modo a não gerar problemas aos gestores dos órgãos.

“Esse treinamento é em virtude de que as unidades gestoras têm a responsabilidade de lançar suas receitas no Siafem. O que estava acontecendo é que a Sefaz estava assumindo essa responsabilidade, ou seja, lançando receitas por outros órgãos, por falta de funcionários capacitados nesses órgãos”, afirma Ricjardeson Rocha Dias, a analista do Tesouro Estadual e diretor da UNICON.

O Siafem é uma ferramenta desenvolvida para apoiar os estados e municípios no controle de suas finanças, proporcionando maior transparência, confiabilidade, rapidez e segurança. Por meio do Siafem é possível acompanhar todo o trâmite da verba pública desde o momento em que seu valor é consignado em orçamento até a sua liberação. O sistema permite a realização de todos os pagamentos pelo subsistema de conta única, via crédito bancário, dentro de um procedimento padrão de transferência eletrônica de recursos.

“Nós estamos fazendo essa capacitação para que cada órgão assuma o lançamento de suas receitas. Por isso, de grande importância esse treinamento para orientar as pessoas e, ao mesmo, transferir essa responsabilidade para as unidades gestoras”, explica o diretor.

A previsão é que em julho cada órgão já esteja efetivamente lançando suas receitas no sistema. “Até o final do mês vamos fazer um experimento com essas unidades gestoras e até o final de julho já é para estar tudo funcionando em cada unidade gestora”, finalizou.

Fonte: Ascom-Sefaz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: