Geral

Secretaria da Educação distribui mais de um milhão de livros

Projeto Cemti Seduc Aluno Livro

Segunda - 16/03/2015 às 17:03



Foto: G1 Estudantes
Estudantes
Eles fazem parte do dia a dia dos estudantes e são companheiros durante toda a formação do aluno. Os livros didáticos são ferramentas importantes no processo de aprendizagem e estão presentes nas salas de aula das 667 escolas da rede estadual de ensino, das séries mais básicas ao ensino de jovens e adultos. Em 2015, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/FNDE), está distribuindo 1.592.608 novos livros didáticos nas escolas do Piauí.

No Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva foram recebidos cerca de 5.400 livros e a aquisição foi feita conforme a idade dos estudantes e a realidade da escola. "Temos total autonomia para escolher os livros, os professores podem avaliar e indicar os mais adequados ao Projeto Político Pedagógico. Cada estudante está recebendo 12 livros, de disciplinas diversas", afirma o diretor do Cemti, Alberto Machado.

Para Maria de Fátima Ribeiro Luz, mãe de dois estudantes do Cemti Didácio Silva, o material contribui para a formação das crianças, tanto acadêmica quanto social. Ao assinar o termo de responsabilidade de recebimento dos livros, alunos e pais ficam responsáveis também pela conservação do material.

Conservação dos livros

Cartazes, folders, planilha de controle estatístico, campanhas educativas, banners, reuniões mensais, dinâmicas de grupo, premiações e concurso entre alunos. Tudo isso são estratégias usadas pelo Cemti Didácio Silva, por intermédio do projeto Abraçar, para garantir a conservação e a devolução de livros didáticos. O esforço dá resultados. A ação é de grande importância porque a maior parte dos exemplares é repassada aos colegas no ano seguinte.

Em 2014, foram devolvidos 85% dos livros recebidos no início do ano letivo. E a meta para 2015 é melhorar ainda mais, chegando a 95% de devolução. Mas nem sempre foi assim. “Os livros eram danificados pelos alunos. Não eram devolvidos ou eram extraviados”, conta Alberto Machado, diretor do Cemti.

Mesmos depois dos avanços, a equipe continua inovando. “A cada ano, programamos novos projetos e ações para envolver a comunidade escolar. Esta sensibilização com os alunos alcança resultados positivos. Em nossa escola, o envolvimento de vários funcionários é a melhor forma de fazer o trabalho dar certo. Uma jogada de equipe”, finaliza o diretor.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: