Geral

SDU Leste solicita apoio da população para evitar jogar lixo em bueiros e galerias

Órgão realiza limpeza preventiva para garantir o perfeito escoamento das águas pluviais

Segunda - 01/04/2019 às 16:04



Foto: Reprodução Limpeza de galerias.
Limpeza de galerias.

A ação de limpeza de galerias, bocas de lobo e a conservação e desentupimento dos bueiros fazem parte da programação da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Só na zona Leste existem 73 galerias e bueiros que funcionam como facilitadores da passagem de água na região. De forma programada, é realizada a remoção desses resíduos, que acumulam, em média, cinco mil toneladas.

Segundo Trajano Nunes, gerente de serviços urbanos da SDU, de forma preventiva a Prefeitura tem realizado ações para evitar o alagamento das ruas, por exemplo, em decorrência do acúmulo de lixo em pontos da região. “Os serviços visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos à comunidade”, disse o gerente.

No entanto, a colaboração da população é fundamental. “Solicitamos também o apoio da população, no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo domiciliar de maneira inadequada. Quando a chuva vem, arrasta esse lixo para os bueiros e causa o entupimento”, explicou Nunes.

Trabalho preventivo

Durante o ano todo a gerência tem realizado mutirões de limpeza em galerias e bueiros. “Realizamos a limpeza durante o ano e reforçamos quando inicia o período chuvoso. O foco é desobstruir o local por onde a água passa, tirando o lixo e os resíduos que possam gerar alagamento”, explicou o gerente.

Para ajudar no trabalho da SDU, com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7875 ou pelo (86) 3221-7050 com a equipe do Lixo Zero. Além do contato através do aplicativo Colab, de fácil acesso, que qualquer cidadão pode baixá-lo e interagir com a PMT.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: