SDU Leste intensifica limpeza preventiva de canais e galerias

Apoio da população é fundamental para prevenir transtornos com descarte incorreto de lixo


SDU Leste intensifica limpeza preventiva de canais e galerias

SDU Leste intensifica limpeza preventiva de canais e galerias Foto: Reprodução

De forma preventiva, a Prefeitura de Teresina tem realizado ações para evitar o alagamento das ruas em decorrência do acúmulo de lixo e realizado vistorias monitoradas durante ou após o período chuvoso em regiões da zona Leste. Atualmente, a SDU Leste, por meio da Gerência de Serviços Urbanos, está limpando os canais e galerias dos bairros São João e Ininga.

“Os serviços visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos. Além disso, nossa equipe também atua de forma programada para promover a limpeza em vários pontos críticos da região, como está sendo feito também no canal do Riacho Mandacaru, no Recanto das Palmeiras”, afirmou o gerente de Serviços Urbanos, Renato Lopes.

As galerias e os canais do Riacho Mandacaru estão sendo limpos e alargados por uma retroescavadeira para aprofundar o local com a finalidade de facilitar a passagem das águas das chuvas, consequentemente, evitando o transbordo da água. Ainda de acordo com a SDU Leste, a equipe de limpeza iniciará, na próxima semana, a limpeza dos canais de toda a extensão do bairro Pedra Mole para amenizar os transtornos causados pelas chuvas.

Diante deste cenário, o superintendente João Pádua ressalta a importância da parceria com a população para evitar o descarte incorreto de lixo. “Solicitamos também o apoio da população, no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo domiciliar de maneira incorreta. Quando a chuva vem, arrasta esse lixo para os bueiros e causa o entupimento”, explicou gestor.

Monitoramento

Além desses trabalhos, equipes da Gerência de Obras, em parceria com a Gerência de Limpeza, fazem um monitoramento eficiente, percorrendo pontos na cidade e tomando todas as providências necessárias. “Quando a chuva acaba, geralmente uma equipe da limpeza ou um técnico da Gerência de Obras percorre os pontos que tiveram alagamentos ou, por exemplo, uma árvore que caiu e prejudica o trânsito no local. Nosso principal objetivo é diminuir os transtornos”, contou o superintende executivo e engenheiro Ângelo Cavalcante.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: