SDU Leste faz poda de árvores na região em trabalho preventivo

Vários bairros da região estão recebendo serviços de poda e limpeza geral


SDU Leste faz poda de árvores

SDU Leste faz poda de árvores Foto: Reprodução

Para amenizar os problemas que podem acontecer em decorrência das constantes chuvas que caem nessa época, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (Leste) tem executado serviços de limpeza e podas de árvores na região. De acordo com o órgão, em média, são retiradas de cinco a 10 carradas de podas por dia em períodos mais chuvosos e cerca de três a cinco recolhimentos em dias normais. 


Atualmente, os serviços de poda estão concentrados na Avenida Presidente Kennedy. Além disso, a equipe está promovendo o roço, varrição e capina nos bairros Satélite, Fátima, Ininga e São João.


As podas realizadas pela Prefeitura são nas áreas públicas da cidade, em canteiros de avenidas centrais, prédios públicos municipais, praças e parques. O cidadão que queira solicitar a poda de uma árvore dentro de terreno privado ou em suas calçadas, deve requerer uma autorização junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para a realização do serviço.


Já para a remoção do material podado, o cidadão deve solicitar à SDU de sua região e pagar a taxa, que será equivalente à quantidade de material a ser recolhido. O serviço é feito por um caminhão cadastrado pela Prefeitura de Teresina.


“A SDU Leste possui uma equipe treinada para a realização da poda em espaços públicos. Formada por quatro pessoas, sendo duas que operam a moto serra e duas auxiliares, a equipe atende as demandas solicitadas na zona Leste da cidade”, explicou o gerente de Serviços Urbanos, Renato Lopes, que destacou ainda a necessidade do pagamento da taxa no valor de R$ 111,69.


As árvores próximas às fiações elétricas são de responsabilidade da Eletrobrás. É importante ficar atento às condições das copas (parte mais alta das árvores) para evitar problemas com as redes de energia.


A SDU Leste alerta a população sobre a destinação correta dos restos das podas das árvores, orientando sobre os processos legais acerca dos serviços de podas e o plantio de árvores em calçadas, respeitando a acessibilidade, como rege a lei municipal. “Com a nova Lei das Calçadas, nº 4.522, a comunidade tem informações sobre padrões a serem seguidos e que podem transformar a via em um ambiente mais agradável. Nas calçadas com largura igual ou superior a dois metros será obrigatória a execução de caixa de árvore com área permeável mínima de dois metros quadrados, sendo, pelo menos, um por lote. É importante conhecer as espécies de arvores que são permitidas para plantio”, disse.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: