Geral

SDU Leste conscientiza população sobre descarte correto do lixo

Órgão destina frentes de trabalho para promover limpeza e desobstrução de galerias

Quinta - 14/03/2019 às 12:03



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A ação de limpeza de galerias, bocas de lobo e a conservação e desentupimento dos bueiros fazem parte da programação da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Apenas na região Leste, a Gerência de Serviços Urbanos da SDU providencia, de forma programada, a limpeza de aproximadamente 80 bocas de lobo e galerias, que funcionam como facilitadores da passagem de água na região.

Segundo Renato Lopes, gerente de serviços urbanos da SDU, de forma preventiva a Prefeitura tem realizado ações para evitar o alagamento das ruas, por exemplo, em decorrência do acúmulo de lixo em pontos da região. “Os serviços visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos à comunidade”, disse o gerente.

Ações preventivas e conscientização da sociedade

Durante o ano todo, a gerência tem realizado mutirões de limpeza em galerias e bueiros. “Realizamos a limpeza durante o ano e reforçamos quando inicia o período chuvoso também. O foco é desobstruir o local por onde a água passa, tirando o lixo e os resíduos que possam gerar alagamento”, explicou o gerente.

Por outro lado, a Prefeitura detecta constantemente o descarte incorreto de lixo em áreas públicas, áreas verdes e de preservação ambiental. Sobre isso, o superintendente João Pádua também alerta a população para a importância de evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental.

“Nosso maior objetivo, neste aspecto, é promover a conscientização das pessoas para que elas se sintam mobilizadas a participarem conosco das limpezas nos bairros. Juntos, podemos trabalhar com ações mais direcionadas com a finalidade de manter nossa região mais limpa. Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, completou.

A Superintendência conta sempre com a colaboração da população no trabalho de conservação desses espaços. Nesse sentindo, a comunidade pode ajudar o órgão com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar ou material sólido pelos números (86) 3215-7875 e 7874 ou pelo aplicativo Colab.


 

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: